Se você já atingiu a maturidade, sabe que o mundo mudou com uma velocidade vertiginosa nos últimos anos graças ao avanço tecnológico.
As novas gerações nem imaginam o que era um mimeógrafo, telex, BIP, secretária eletrônica ou orelhão.
Não sou saudosista, só estou constatando as mudanças de comportamento por conta da modernidade, hoje é possível se conectar com alguém que esteja em qualquer lugar do mundo, e não duvido que em breve estaremos falando com extraterrestres pelo celular.
Mas existem coisas que são imutáveis, valores inegociáveis que não estão sujeitos às oscilações do mercado.
Por exemplo, o amor não muda, está sempre aqui, dentro de nós.
Fui pesquisar na Wikipédia, a ética é o estudo dos assuntos morais, do modo de ser e agir dos seres humanos, além dos seus comportamentos e caráter. A ética na filosofia procura descobrir o que motiva cada indivíduo a agir de uma determinada maneira, sem relativizar o significado e as diferenças entre o bom e o mau, e o mal e o bem.
Ética e caráter andam de mãos dadas, impossível ser ética e ter mau caráter, e aqui estamos falando da vida em todas suas esferas: privada, profissional e pública.
Neste mundo em que se fala tanto em ESG, respeito, dignidade, comprometimento e espírito de equipe temos que nos preocupar em escolher muito bem com quem viver, trabalhar, quem vai ser seu companheiro, amigo, sócio ou parceiro institucional.
Vale lembrar que você leva uma vida para alcançar uma boa reputação que pode ser destruída em segundos! Então vamos acender o sinal de alerta!
Antigamente diziam: diga me com quem andas e te direi quem és; ou numa versão moderna: você é a média das 5 pessoas com quem mais convive.
O que isso quer dizer? Que não devemos caminhar com quem fala mal dos outros e para garantir nossa paz devemos ficar longe dos invejosos, narcisistas, egocêntricos, encrenqueiros e afins.
Afinal, neste mundo caótico, vamos construir um oásis de harmonia dentro do lar, cultivar bons amigos, espalhar generosidade, apoiar causas humanitárias, ser útil e transbordar amor ao próximo e ao planeta.
Se afaste de tudo que te faz mal, aprenda a dizer não, se livre de pessoas tóxicas, fique longe de quem quer ocupar o seu lugar e puxar o seu tapete.
Aprenda a se respeitar, a viver a sua vida, entenda que cada um de nós nasceu com determinados talentos e dons, então, ao invés de olhar para o vizinho e achar que a grama dele é mais bonita, cuide do seu jardim particular sem competir, vai ver que nascerão plantas incríveis e únicas.
Seja humilde, autêntica e verdadeira. Seja feliz!
**O conteúdo e informação publicado é responsabilidade exclusiva do colunista e não expressa necessariamente a opinião deste site.
Imagem 01: Treinando Mentes
Imagem 02: O Pensador
Uma resposta
Incrível como consegui falar tudo em um texto em um mundo tão desafiador manter-se integro o que deveria ser normal virou uma qualidade.Na minha opinião Ética continua e sempre será inegociável….e ou você tem …ou você não tem.