Qual a definição de amizade?

Bom dia meus queridos amigos,

Você já pensou em como responder a pergunta do título desta coluna?

No passado, as conhecidas enciclopédias Barsa e Larousse nos ajudavam com muitas das nossas pesquisas. Hoje em dia, o Google é a bola da vez. E para aqueles que amam a inteligência artificial, o Chat GPT se tornou a ferramenta mais procurada quando precisamos de tais definições.

Pois bem, eu aprecio todas estas ferramentas e utilizo todas elas. No entanto, para responder tal pergunta os algoritmos da inteligência artificial tanto quanto as teorias para conceituar a definição de amizade sempre estarão aquém e abaixo do significado visceral de uma experiência que não se explica, mas se vive!

Dito isto, eu aproveito este espaço para agradecer a todos que participaram do nosso encontro na semana passada. Éramos quase 70 pessoas!

A minha querida amiga Ana Maria e a sua irmã Eledir com as nossas filhas. Antes da minha ida ao Canadá em 2000, a Ana me convidou para fazer muitos projetos de treinamento motivacional e Recursos Humanos.

Obrigado. Obrigado por tanto carinho!

Amigos queridos no encontro na pizzaria Dei Cugini

A Sophia e a Júlia conheceram muitas pessoas que fazem parte da minha história, e da minha jornada espiritual. Eu e a Johnna somos gratos por cada abraço, cada mensagem, cada palavra de ânimo. Todos vocês fazem parte de muitos capítulos da nossa história!

Tanta gente querida no encontro na pizzaria Dei Cugini!

Muitas destas pessoas me conheceram quando eu tinha apenas 9 anos. São quase 40 anos de amizade! Outros, nos conhecemos há poucos anos, mas a impressão que tenho é que nos conhecemos há décadas devido ao fato de descobrirmos que temos tantos amigos em comum. Aliás, a própria pizzaria Dei Cugini é um lugar onde na minha adolescência eu já frequentava.  De modo que os proprietários Cláudio e Luís já sabem que cada vez que estamos no Brasil, a Dei Cugini nos acolhe e se torna este espaço aconchegante para conversas agradabilíssimas.

Veja Também  Cillo:Quero enxergar o que não vejo, mas ainda acredito
Foram 4 anos (2000-2004) de trabalhos voluntários entre muitas famílias bolivianas em São Paulo. Ficamos felizes pela participação deles na pizzaria!
Mais amigos queridos no encontro na pizzaria Dei Cugini

Agora mesmo estou pensando em um dos casais que estava conosco. Eu e a Johnna acabamos de conhecê-los em Lyon. A filha deles frequenta as nossas atividades culturais na França. Uma semana antes de vir para o Brasil, nos encontramos, nos conhecemos e descobrimos que eles também moram em São Paulo. Portanto, mais um motivo para terminar em pizza uma conversa que começou no mês passado em Lyon!

Mais amigos queridos no encontro na pizzaria Dei Cugini

 

E o que dizer do meu querido amigo Edson? Ele veio de Blumenau com a sua esposa, mas não chegaram para a pizzaria devido ao terrível trânsito da Rodovia Régis Bittencourt. Nos encontramos no dia seguinte no Armazém do Bolo, dos meus queridos amigos Weliton e Adriana que não conseguiram participar do encontro na quinta-feira tampouco. Portanto, unimos o útil ao agradável! Mais uma reunião entre mais amigos.

No Armazém do Bolo com o Weliton, Adriana e o meu amigo Édson e sua esposa Michele.

Eu e o Édson não nos encontrávamos desde 2011. Nos conhecemos em 2006 em Barcelona. Ele tocou trompete na nossa festa de noivado na linda capital catalã e nos despedimos quando eu estava prestes para ir ao aeroporto. Deveria voar para Chicago e me preparar para o casamento. Eu me lembro muito bem da nossa última conversa. Começamos às 11h da noite com um chá, e ficamos conversando. Eu olhava para o relógio, e percebia que era 1h da manhã, 2h da manhã, e quando me dei conta, já era hora de partir para o aeroporto por volta das 6h da manhã!

Fomos para a rua, e do lado de fora um último abraço entre nós.

Édson e eu em Barcelona. Algumas destas fotos foram realizadas na nossa festa de noivado em Barcelona (2011).

E que maravilha ter continuado a nossa conversa no Armazém do Bolo exatamente onde tínhamos parado há 12 anos. Um reencontro de muitas risadas e muitas histórias que jamais esqueceremos.

Veja Também  Servindo a cidade de Lyon: Como ajudar o teu próximo?
Eu, o nosso querido Andreoli, e o Cláudio, proprietário da pizzaria Dei Cugini.

Amizade é assim. O tempo passa e cada reencontro parece ser uma ponte que nos leva para o passado, mas parece que o passado não é longíquo, pois ele está presente nas nossas memórias continuamente com profunda gratidão.

Não há fórmulas para construir amizades. Não há receitas para nos ensinar como superar diferenças e muitas vezes problemas de comunicação. Eu sei que você sabe disto!Quantas vezes temos uma intenção maravilhosa, mas a percepção do outro faz uma leitura equivocada. Quantas vezes a influência de terceiros faz com que a amizade faça curvas, e temos que fazer um pit-stop necessário e existencial de semanas, meses e eventualmente tal pit-stop é de alguns anos para que reencontros ganhem novos horizontes.

Eu fico por aqui. Agradeço o teu carinho e amizade.

Agradeço a cada leitor e amigo.

Agradeço a Deus por esta jornada que nos inspira a seguir.

Conquanto não exista nenhum tipo de fórmula, é inegável dizer que uma amizade se constrói no chão da sinceridade e com pavimentos da autenticidade.

Eu sei que você sabe disto!

Bora pra vida praticar este presente divino entre seres humanos: Amizade.

Até a próxima.

São Paulo

 

 

 

**O conteúdo e informação publicado é responsabilidade exclusiva do colunista e não expressa necessariamente a opinião deste site.

Imagens: Arquivo pessoal do colunista

Loading

Respostas de 5

  1. É muito bom ser seu amor go, Fábio. É certeza de reencontros para deleite e crescimento. Abração saudoso do Armandão

    1. Obrigado, Armandão!
      Obrigado pelo carinho e amizade sincera também. Já são 23 anos que nos conhecemos!

      Uma alegria poder contar com o teu encorajamento e sabedoria.

      Se o senhor estivesse em SP, tudo terminaria em pizza entre nós também, mas eu levaria o senhor na São Pedro:-)

      Um forte abraço.
      Fábio

  2. Filho,amo tds q compareceram nesta festa inesquecível.
    Nós não fomos por motivo grande
    Mas,ficamos em oração,E Deus esteve presente entre tds vocês.
    Deus abençoe ricamente nos amigos e nossa amizade de anos e anos hoje sempre
    Seus pais q te ama e te admira muito
    Rosa e GILBERTO

  3. Querido Amigo Fábio!
    Tamanha é a minha alegria de sempre ler a sua coluna e perceber que fui citado no seu relevante conteúdo.
    Cara, eu viajaria mais 28h só pra rever o amigo e estar 1 tempo com vcs. De fato, parece q apertamos o “play da harmonia” daquela conversa regada a chá e filosofia, “pausada pelo tempo” em 2011 lá em Barcelona néh? Rs.
    Gratidão é o que define e satisfação é o que permeia por ver que o futuro aconteceu em nossas vidas e vemos o propósito e a mão de Deus presente em tdas as etapas.
    Obrigadão por fazer parte da minha história Fabão “ Tamo Junto, rs”.
    Bjão no teu coração, da Johna, da Sophia, da Julia, do Tio Giba, da Dna. Rosa.
    Em amor: Edson e Michelle.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Compartilhe esta notícia

Mais postagens