Musculação e envelhecimento saudável

Musculação e envelhecimento saudável
Créditos: Globo Esporte

A prática da musculação é vista por muitos como uma atividade com potencial sobretudo estético. Entretanto, de maneira alguma, seus benefícios se limitam ao aumento do volume muscular.

   Segundo Kendall Moseley, médico e diretor clínico da divisão de endocrinologia, diabetes e metabolismo da Johns Hopkins Medicine nos EUA, “a maior parte da literatura mostra que a musculação estabiliza a densidade mineral óssea, se não necessariamente a melhora”. Isso se traduz numa redução do risco de fraturas e osteoporose.

   Exercícios de força resistida tem se mostrado aliados na manutenção do equilíbrio, coordenação a agilidade de idosos. Sem contar que o aumento de força contribui para uma maior independência e autonomia na terceira idade.

   Ao contrário do que muitos pensam, a musculação tem um potencial de emagrecimento maior do que o exercício aeróbico! Isso de deve principalmente ao aumento do metabolismo consequente ao ganho de massa magra. E, como todos sabem, a perda de gordura tem inúmeros beneficios para a saúde como prevenção de diabetes, hipertensão e doenças cardiovasculares.

   De acordo com um estudo feito pelo hospital Central Jyvaskyla, na Finlândia, praticar musculação é um caminho eficiente para diminuir dores; o fortalecimento dos músculos age beneficamente em problemas como dores na região lombar da coluna, assim como em casos de artrite e artrose. Além disso, a prática mantém a amplitude dos movimentos das articulações, evitando a tendência de perde-los quando há pouca ou nenhuma movimentação.

   Existem vários estudos associando a perda de massa muscular com perda cognitiva e aumento do risco de demências. A manutenção da massa magra, principalmente das pernas, previne doenças como o Alzheimer e aumenta a longevidade.

   

  Quantos benefícios, não? Mas e você? Já foi à academia hoje?

Loading

Veja Também  Creatina: vale a pena consumir?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Compartilhe esta notícia

Mais postagens