Imagine unir o prazer de uma refeição excepcional com cenários que surpreendem os sentidos: desde a brisa suave do mar acompanhando os sabores autênticos da culinária mexicana, até a mesa onde Churchill degustava seu filé favorito. Oie, tudo bem por aí? Então, hora de mergulhar na seleção dos hotéis que atraem não só pela estadia, mas pelo encanto gastronômico que oferecem aos amantes da boa mesa.
Hotel Café Royal, Londres – Decoração e alta-cozinha
Já é difícil competir com um suporte para doces repleto de deliciosas criações de um dos melhores chefs confeiteiros do mundo, mas o Cakes & Bubbles de Albert Adrià, um templo em mármore da confeitaria, é tão emblemático quanto o famoso cheesecake Baron Bigod ou os deliciosos pães de ló “Cork”. Mais difícil ainda é não fotografar esse restaurante que só serve sobremesas. Sob o mesmo teto, Alex Dilling, ex-aluno de Ducasse e Darroze, ganhou 2 estrelas Michelin com criações meticulosas e de inspiração francesa, como o exclusivo Chasseur de frango, ou “Hunter Chicken”, servido em um sofisticado mezanino com decoração de luxo em tons neutros e suaves e vista para a Regent Street. Como o lugar tem apenas 34 lugares, reservas são essenciais.
The Ned NoMad, Nova York – Direto para o Instagram
Quando chegar ao hotel, olhe para cima: o banquete para os olhos começa na entrada do The Ned NoMad, que conta com uma imponente fachada em estilo belas artes. No interior do edifício, o estilo Art Déco continua a brilhar. A iluminação impecável destaca cardápios repletos de delícias que você vai querer experimentar e fotografar. No restaurante Cecconi’s do hotel, as elegantes toalhas brancas bem arrumadas nas mesas são perfeitas para fotos flat lay: o robalo e o espaguete picante com lagosta do Maine são pratos dignos de um close-up. Confira o bar Little Ned para um coquetel no balcão inspirado na década de 1920 e saboreie um rolinho de lagosta acompanhado de um pickle martini com uma vista para o Empire State Building.
Santa Teresa Hotel RJ – M Gallery, Rio de Janeiro – Sala de jantar com vista
Do alto do bairro artístico de Santa Teresa e com vista para as praias cariocas, o Santa Teresa Hotel RJ – M Gallery reúne influências de design da história colonial do século XIX e do trabalho de artesãos locais. Com paredes de tijolos à vista e móveis de madeira recuperada, o irresistível restaurante Térèze conta com uma elegante adega com fachada de vidro e deliciosos pratos inspirados na culinária francesa com toques bem brasileiros. Mas o que chama mesmo a atenção é a vista para a Baía de Guanabara, emoldurada por exuberantes mangueiras e damasqueiros. Registre cada momento fotografando uma caipirinha ao pôr do sol no terraço do bar ou uma das sobremesas criativas do menu enquanto a Cidade Maravilhosa se ilumina no fim do dia.
Paradero Todos Santos, México – Forno a lenha em pleno deserto
O Paradero Todos Santos é um paraíso para quem ama fotografia, em especial durante o pôr do sol, quando a luz do deserto reflete as linhas brutalistas do hotel e a madeira recuperada, o concreto, a argila e a areia do espaço para jantar ao ar livre do Tenoch. Acomode-se em uma das mesas baixas dispostas no local e saboreie uma refeição com os pés na areia sob as estrelas. Mas os melhores lugares estão no balcão do bar, ao redor da cozinha aberta. Desses lugares, você pode assistir ao Chef Eduardo Ríos e à sua equipe em ação, preparando delícias no forno de barro de Oaxaca, com produtos frescos direto da horta e dos campos nos arredores, e do Pacífico não muito distante. Do outro lado do balcão, saboreie pratos à base de amêijoas chocolate (nome dado pela cor marrom intensa) com óleo de guajillo vermelho-rubi, caranguejos de casca mole com tortilhas de milho, além de tacos de chocolate com panna cotta de alho preto e torrijas. Simplesmente divinos.
Hotel Chinzanso, Tóquio – Mar de nuvens e culinária kaiseki
Fuja do ritmo frenético de Tóquio no Hotel Chinzanso, situado em um jardim tradicional japonês. Durante todos os meses do ano, o lugar é uma explosão de cores: camélias cobertas de neve no inverno, flores de cerejeira na primavera, vaga-lumes no verão e bordos, carvalhos e zelkovas dos mais variados tons de vermelho e amarelo no outono. A maior parte dos visitantes vai ao restaurante Tokyo Sea of Clouds para apreciar a famosa vista da pagoda de 3 andares do jardim imerso em um mar de nuvens. O restaurante Ryotei Kinsui, no estilo de uma casa de chá tradicional, é imperdível. A vista para o bosque e o lago por meio das janelas no local criam imagens dignas das pinturas de Hiroshige, que combinam de maneira perfeita com a sequência cuidadosamente coreografada das elegantes refeições kaiseki. Para comer com os olhos e com a boca.
Seja uma sala de jantar com uma vista deslumbrante, um forno a lenha em pleno deserto ou a experiência única de saborear a culinária kaiseki em meio a um mar de nuvens, cada hotel desta lista convida você a uma jornada inesquecível de sabores e paisagens. Prepare-se para despertar seu paladar e viajar por experiências que vão além da acomodação. Um beijo e até o próximo Check-in da Lau!