Fernanda Bedran: Comidas cenográficas na TV

Pelo menos enquanto a televisão como a conhecemos não tiver nem sabor nem cheiro para os telespectadores, o Departamento de Produção de Arte poderá usar e abusar do maravilhoso artifício das comidas cenográficas.

Esta curiosa arte se resume em reproduzir o tamanho, textura, cor e brilho dos alimentos verdadeiros, manufaturados com poliuretano expandido, resina, silicone e outros materiais, com tamanha perfeição e riqueza de detalhes, que os deixa apetitosos mesmo para os telespectadores mais atentos.

A comida sempre teve papel fundamental nas tramas da TV Globo:  os bolinhos de chuva da Tia Anastácia no “Sítio do Pica-Pau Amarelo”, os pastéis do Beiçola na “Grande Família”, os bombons deliciosos de “Chocolate com Pimenta”, as guerras de tortas e guloseimas de “Guerra dos Sexos”, ou  mesmo as sofisticadas mesas de café-da-manhã que sempre nos encantam. A câmera, como se atraída (ou faminta), adora passear e sobrevoar os saborosos primeiros planos produzidos pela Produção de Arte, departamento responsável pela chamada “comida de cena”.

Já “comida cenográfica” aparece pela necessidade de se ter alimentos expostos por longos períodos de tempo com sua aparência intacta, e, certamente, apetitosa. Fora da televisão, seu uso é bastante difundido em vitrines de lanchonetes ou lojas de artigos para copa e cozinha. Na TV, o objetivo é similar, somado à outra grande finalidade: a economia.

Tomemos como exemplo, as feiras e mercados expostos diariamente nos cenários das Cidades Cenográficas dos Estúdios Globo. A confecção e utilização de frutas e vegetais cenográficos resulta em grande economia nos meses subsequentes de gravações das cenas com estes elementos.

Barraca da Cidade Cenográfica de Caminho das Índias, 2009

 

Vendedora na Cidade Cenográfica de Caminho das Índias, 2009

Venda de Frutas e Legumes na Cidade Cenográfica de “Malhação – Seu Lugar no Mundo”, 2015

 

Imagine ter que substituir diariamente estes brownies, salgadinhos e frutos da lanchonete “Papo Sério”,  cenário de “Malhação – Seu Lugar no Mundo”, 2015.

 

Veja Também  Kacau: Seguindo os passos do pai no Globo Esporte

Reparem na perfeição desta Padaria de “I Love Paraisópolis”, 2015.

 

Existem empresas especializadas nesta técnica, e também há um departamento dentro da Fábrica de Cenários dos Estúdios Globo, dedicado à confecção destas guloseimas.

As possibilidades são infinitas. Uma boa foto ou exemplar para molde permite reproduzir até mesmo iguarias raras e específicas de outras culturas, como os doces turcos de “Salve Jorge”, por exemplo, ou os quitutes da Região Centro-Oeste, exibidos na novela “Araguaia”.

Rosquinhas Turcas ou Simitçi – na cidade cenográfica de Istambul, Novela “Salve Jorge,” 2013

 

Doces Turcos – cidade cenográfica de Istambul, Novela “Salve Jorge,” 2013

 

Praticamente todos os itens desta mesa da “Gran Estalagem Tenório” são cenográficos – Novela “Araguaia”, 2011

 

No estúdio, a tarefa é ainda mais desafiadora devido à grande luminosidade, perfeição das lentes e alta definição das câmeras. Sem contar que o público está cada vez mais atento e exigente.

Você se arriscaria a provar estes ‘macarons’? (Salve Jorge, 2013)

 

Ou estas tortinhas ou o manjar de coco? (Esquenta, 2015)

 

De tão verdadeiros, por várias vezes os Produtores de Arte nos sets de gravação precisam alertar os atores da presença das iguarias cenográficas, principalmente quando aparecem misturadas às verdadeiras.

Nas gravações da Fábrica de Chocolates da novela “Chocolate com Pimenta”, 2004, por exemplo, em várias ocasiões, atores tentando surrupiar chocolates ou confeitos que decoravam o cenário, se enganavam e mordiam os falsos com grande decepção. O perigo é como consequência, uma visita ao dentista…

 

Gostaram de saber mais essa curiosidade da TV? Tenho certeza que sim!

Na semana que vem eu volto com muito mais! Até lá!

Loading

Respostas de 2

  1. Nunca imaginei nas iguarias “quase verdadeiras” tudo parece natural e delicioso. A perfeição aparece com os atores comendo os chocolates falsos rsrsrsrs

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Compartilhe esta notícia

Mais postagens