O Real Madrid conquistou, neste domingo, o 33º título do Campeonato Espanhol com a vitória sobre o Málaga e mais um gol de Cristiano Ronaldo. O português é decisivo mesmo, um monstro! Mesmo quem não goste dele pela personalidade um tanto narcisista tem que admitir que o homem é fera. Mas a última rodada da liga espanhola também teve show de Lionel Messi no Barcelona.
O craque argentino fez um dos gols mais lindos que já vi na vida no jogo diante do Eibar, no Camp Nou. O Barça venceu de virada por 4 a 2, mas não levou o título. No entanto, a exibição de Messi – artilheiro do Espanhol com 37 gols – deu ao torcedor do Barcelona a satisfação da rodada de terminar o campeonato em grande estilo, aplaudido como um campeão na despedida do treinador Luiz Enrique – que deixa o comando do time após três anos e oito títulos no currículo.
Além desse golaço (ele arrancou com a bola do meio de campo e driblou meio time adversário antes de bater firme para a meta) que me fez lembrar outro semelhante feito por Ronaldo também com a camisa do Barcelona, em 1996, contra o Compostela, ele fez outro de letra, mas bem anulado pela arbitragem porque estava impedido. Sinceramente, o juiz e o assistente deveriam ter validado. Foi lindo.
A fase espetacular de Messi e a constelação de argentinos jogando muito na Europa me fazem não entender a draga vivida pela Argentina nas Eliminatórias Sul-Americanas para o Mundial de 2018, na Rússia (ameaçada de não chegar à Copa). Somente a incompetência dos cartolas e da comissão técnica pode servir de explicação. Aliás, veremos como se comportará esse time nas mãos de Jorge Sampaoli.
A Itália também conheceu neste domingo o seu campeão: a Juventus. O time de Turim faturou o hexacampeonato e o 34o scudetto do Calcio com a vitória diante do Crotone por 3 a 0, em casa. Foi um prêmio para o fortíssimo time montado pelo técnico Massimiliano Allegri que conta com Daniel Alves (colecionador de títulos), Higuaín, Dybala, Cuadrado, Chiellini e Buffon, que tem mais de mil jogos na carreira, inúmeros troféus (entre eles a Copa do Mundo de 2006, junto com Chiellini). Só lhe falta mesmo uma Champions.
Fico só imaginando como será a final da Liga dos Campeões da Europa entre Real Madrid e Juventus, no dia 3 de junho, em Cardiff, no País de Gales. Será um jogo sensacional!!! Daqueles que você desmarca compromissos para ver confortavelmente no sofá da sua casa ou reunido com amigos em algum bar ou restaurante. Imperdível!