Furtos e roubos de bagagens em aeroportos e rodoviárias têm sido noticiados constantemente nos meios de comunicação, por isso, algumas orientações de ordem preventiva são necessárias e muito importantes:
1) Procure comprar malas com cores chamativas ou use adesivos grandes para facilitar a identificação.
2) Malas de cor preta e padrão comum, são as mais subtraídas, pois os bandidos têm facilidade de fugir sem serem identificados.
3) Jamais transporte na bagagem despachada documentos pessoais, cartões de crédito e de bancos, passaporte, remédios, joias e equipamentos eletrônicos. Esses itens devem ser acondicionados na bagagem de mão, que permanecerá perto de você durante toda a viagem.
4) Suas malas devem conter etiquetas com seu nome, endereço e telefone; providência que auxilia na identificação em caso de extravio.
5) Antes de viajar, tire fotos datadas de tudo que estiver levando dentro das malas. Isso ajuda na comprovação do valor da sua bagagem, caso precise acionar o seguro ou entrar com ação judicial.
6) O passageiro pode declarar no check-in todo conteúdo de suas malas.
7) Plastificá-las diminui risco de subtração de pertences depois que forem despachadas.
8) Até entregar sua bagagem à responsabilidade da empresa, não a perca de vista. O mais seguro é que suas malas estejam sempre dentro de seu raio de visão, bem à sua frente, nunca atrás nem ao lado. Fique alerta.
9) Ao descer do avião, vá direto para o saguão das esteiras, pois o risco de alguém pegar a bagagem na sua frente é considerável.
10) Após retirar a mala da esteira, mesmo que não esteja aparentemente violada, vale a pena abrir e verificar, antes de deixar a zona de desembarque, se nada foi subtraído.
11) Se houver subtração de mala, de peça de roupa ou qualquer outra coisa, comunique imediatamente a companhia aérea e exija documento que comprove sua reclamação. Em seguida, vá à Delegacia mais próxima registrar boletim de ocorrência.