Sempre que entro em um condomínio vertical, para visitar amigos, observo atentamente as questões relacionadas à segurança, e um dos primeiros itens é se a porta da guarita está:
a) Aberta
b) Apenas encostada
c)Fechada e trancada com trinco
Em 10 meses de análise, chequei ao seguinte resultado:
a) 73% estavam totalmente abertas
b) 19% estavam somente encostadas
c) 08% estavam fechadas com trinco.
Após essa primeira verificação, passo a notar se moradores, empregados domésticos e do prédio têm por hábito adentrar na guarita. Síndicos, zeladores e porteiros são unânimes em afirmar que, realmente, muita gente frequenta a portaria do edifício, inclusive prestadores de serviços, visitantes e entregadores. Ou seja, é curioso como o menor espaço do prédio recebe tanta gente.
Síndicos que desejam aumentar significativamente o nível de segurança de seus condomínios, devem estabelecer regra que a porta da guarita, basicamente, só será aberta em duas situações:
1)Realização de limpeza interna
2)Manutenção e reparo em equipamentos.
Mas como ter certeza que o porteiro não vai descumprir esse procedimento?
Algumas estratégias podem ser implementadas:
a) Instale câmera de segurança no interior da portaria; assim poderá capturar imagens do porteiro trabalhando e se a porta está devidamente trancada
b) O zelador e o síndico devem a todo momento visualizar as imagens promovidas pela câmera interna da guarita.
c) É importante ter sensor para controlar abertura e fechamento da porta da guarita através de senha ou biometria com monitoramento de alarme feito por empresa especializada. Se porventura a porta for aberta sem a devida comunicação externa, o acionamento da polícia deve ser imediato.
d) Botão de pânico no interior da portaria é de suma importância, pois se o porteiro perceber qualquer tentativa de invasão, com um simples toque do dedo acionará a emergência.
e) É imprescindível que a administração do prédio providencie interfone na área interna da guarita, pois moradores e demais empregados devem manter contato com o porteiro somente por esse equipamento de comunicação.
f) Instalação de placa sinalizadora com os seguintes dizeres: “É terminantemente proibida a entrada de moradores e empregados no interior da guarita. Para falar com o porteiro, favor fazer uso do interfone”.