E qual a melhor maneira de terminar nossa viagem pelos adereços dos programas de época, senão com uma grande festa? Pois as lindas comemorações, inaugurações, feiras, casamentos, aniversários, entre outros eventos de época que nos fascinam também demandam uma grande produção de adereços para viabilizar o tão esperado Dream Come True da TV. E se já são trabalhosos quando retratam os tempos atuais, imaginem quando pertencem a novelas, seriados ou minisséries que reproduzem os períodos do passado?
Não me canso de rever as lindas cenas do primeiro capítulo da novela “Chocolate com Pimenta’, que foi ao ar, pela primeira vez, em 2004. Neste capítulo, comemorou-se o aniversário da cidade de Ventura, com direito a um estupendo desfile dos estudantes do Instituto de Educação Nossa Senhora das Graças, o qual culminou no eloquente discurso do Prefeito Vivaldo (Fúlvio Stefanini) homenageando a Sra. Jezebel Canto e Mello (Elizabeth Savala), a quem presenteou com a chave da cidade.
As gravações começaram no Sul do Brasil, mais especificadamente no município de São Francisco de Paula, no Rio Grande do Sul, em um local chamado Passo do Inferno. Unindo as margens do Rio Santa Cruz, a ponte de ferro de 74 metros de comprimento foi toda enfeitada com pompons de papel crepom e bandeirinhas de tecido nas cores da bandeira da cidade, para receber o desfile dos estudantes, que marchavam acompanhados de uma animada fanfarra, ritmo, coreografia, muitas bandeiras e uma figuração de 150 moradores da região local. (slide de capa)
As gravações, então, terminaram no Rio de Janeiro, com o desfile e fanfarra chegando à Cidade Cenográfica de Ventura, para ancorar em frente ao palanque do discurso do prefeito Vivaldo (Fúlvio Stefanini), no coreto da praça central da cidade. Toda a cidade, localizada nos Estúdios Globo, foi preparada para o evento.
E bandeirinhas são sempre um poderoso artifício utilizado pela Produção de Arte para decorar ambientes extensos.
Na semana que vem, entraremos em mais um novo segmento sobre Adereços e Produção de Arte: o das novelas temáticas. Imperdível!