Olá pessoal, geralmente aqui no Portal do Luiz Andreoli você confere minhas colunas às terças e sextas-feiras sempre com alguma crítica cinematográfica fresquinha para vocês. Porém, aproveitando a chegada iminente de 2018, hoje aproveito para trazer uma coluna muito especial, um TOP 10 com os Melhores Filmes de 2017, cujas resenhas eu publiquei aqui no Portal do Andreoli ao longo do ano. Ou seja, só tem coisa boa!
Lembrando que tratam-se somente de filmes cujas críticas foram publicadas aqui no Portal do Andreoli, então talvez um ou outro bom filme do ano fique de fora, afinal, são publicadas aqui duas críticas por semana, e não dá para cobrir todos os lançamentos do ano. Mas garanto para vocês que meu TOP 10 não fica devendo nada para o de nenhuma publicação.
Obs.: Para ler as críticas na íntegra aqui no Portal do Andreoli, basta clicar nos títulos dos filmes.
Então, encoste-se na cadeira e embarque neste viagem cinematográfica pelo TOP 10 Melhores Filmes de 2017 do Portal do Andreoli!
Começando…
10° GIFTED – Dir. Marc Webb
Uma boa e sólida produção do gênero, Gifted é um drama de bom coração, de narrativa comum, mas enriquecida com senso moral e permeada por bastante delicadeza e aura comovente, valorizada por um elenco bastante acima da média, e um Chris Evans mais uma vez mostrando que pode ser o protagonista de qualquer tipo de filme.
09° BRAWL IN CELL BLOCK 99 – Dir. Z. Craig Zahler
Brawl in Cell Block 99 pode não ser o filme que você espera, mas ainda assim é um filme surpreendentemente rico e poderoso, apesar de sua “impressão” de filme B. O filme consegue escapar ileso da corda bamba de ser um filme grindhouse, para ser um drama contundente que genuinamente se importa com seu trágico protagonista.
08° FOME DE PODER (THE FOUNDER) – Dir. John Lee Hancock
Fome de Poder é mais um sólido trabalho do diretor John Lee Hancock e também do fantástico Michael Keaton, dono absoluto do filme. Uma produção incrivelmente eficaz em retratar o nascimento de uma gigantesca corporação, que começou em uma pequena lanchonete da Califórnia, para se tornar não só a potência que é hoje, mas também para instaurar a proliferação das cadeias de fast-food. Após assistir à este Fome de Poder, seu Big Mac nunca mais será o mesmo.
07° FRAGMENTADO (SPLIT) – Dir. M. Night Shyamalan
De narrativa sempre forte e coesa, com uma direção inspiradíssima, e trazendo uma das interpretações mais robustas do cinema nos últimos anos à cargo de um colossal James McAvoy, Fragmentado é o filme pelo qual eu, e qualquer outro admirador do cinema de qualidade, vinha esperando de M. Night Shyamalan.
06° IT: A COISA (IT) – Dir. Andrés Muschietti
It: A Coisa já é produção que em minha modesta opinião, figura no mesmo patamar de clássicos baseados na obra do mestre do horror Stephen King, como Conta Comigo, Louca Obsessão, Um Sonho de Liberdade, entre outros. Um filme de horror que assusta e cativa o espectador, em iguais proporções, valorizado por uma criatura grotescamente apavorante.
05° THE FLORIDA PROJECT – Dir. Sean Baker
The Florida Project é muito mais do que apenas mais uma produção que idealiza a juventude e observa a pobreza com os olhos confortáveis de quem está de fora. O diretor Sean Baker não perambula por nenhum dos dois recursos narrativos, e é no equilibrado tom da produção que o diretor faz com que seu filme encante o espectador.
04° CORRA! (GET OUT) – Dir. Jordan Peele
Corra! talvez seja o projeto mais arriscado que um grande estúdio possa ter se aventurado a bancar em muito tempo, dada a natureza incomum da produção. Contudo, o diretor Jordan Peele e seu filme falam do racismo de maneira tão brilhante, corajosa e inusitadamente divertida, que seria uma pena ninguém se arriscar a tirá-lo do papel.
03° TERRA SELVAGEM (WIND RIVER) – Dir. Taylor Sheridan
Terra Selvagem é a confirmação absoluta do talento de Taylor Sheridan como roteirista, e agora como cineasta. Trata-se de um suspense profundo, que deixa marcas em personagens e público, os embarcando em uma jornada que se à princípio gira em torno da investigação de uma morte, aos poucos revela-se uma obra de caráter testamental, que debate a dor e o tormento dos que ficam neste plano, ainda que por um fio, cumprindo obrigações que não mais os completam como seres-humanos.
02° A FORMA DA ÁGUA (THE SHAPE OF WATER) – Dir. Guillermo Del Toro
Dada a minha irrevogável admiração pelo cinema do gênio Guillermo Del Toro, talvez eu esteja tendencioso a elogiar demais A Forma da Água e não enxergar suas falhas. Porém, tenho a singela impressão de que não serei o único a considerar o filme uma nova pequena obra-prima.
01° TRÊS ANÚNCIOS PARA UM CRIME (THREE BILLBOARDS OUTSIDE EBBING, MISSOURI) – Dir. Martin McDonagh
Três Anúncios Para um Crime é um daqueles raros filmes que conseguem ser simultaneamente profundos e realistas; inspirador sem ser manipulador. Pouquíssimos filmes recentes me fizeram rir e me emocionaram em medidas iguais como este aqui. Pouquíssimos filmes recentes conseguem ser tão bons. Sem dúvidas o melhor filme do ano.
É isso aí, galera. Espero que tenham gostado deste TOP 10, e fiquem à vontade para curtir, compartilhar e comentar sobre minhas escolhas. Um Feliz Ano Novo à todos e nos vemos em 2018!