A sensação de pertencimento na 5ª Caminhada Azul em São Paulo

Querida leitora,

Ontem, dia 7 de abril, tive a imensa alegria de participar da 5ª Caminhada pela Conscientização do Autismo em São Paulo.

Era um mar azul. Muita gente com camisetas na cor: crianças, adolescentes e adultos com autismo, familiares, amigos, profissionais da área. Era possível sentir que as pessoas circulavam num clima de total respeito e aceitação uns pelos outros.

Pais, mães, tias, avós, avôs e outros responsáveis compartilhavam histórias de luta e superação, demonstrando a força e a resiliência que a comunidade possui.

Estávamos ali unidos num só propósito: Mostrar que existimos e que precisamos de apoio para defender os direitos deste grupo que, muitas vezes, é ignorado pela sociedade.

Eu senti esperança, pertencimento e ao mesmo tempo uma sensação de impotência: há muito a fazer.

As pessoas com autismo precisam de escola, trabalho, saúde e dignidade. Quase não vemos os adolescentes e adultos na mídia, nem nos noticiários. Mas ontem a realidade era outra. Ontem todos com suas famílias sorriam, pegavam brindes, buscavam por informação, confraternizavam.

Nenhum julgamento. É um alívio não sentir os olhares julgadores. Ali as famílias se sentiam acolhidas.

Além da beleza do evento, a caminhada foi um lugar de visibilidade para nós e nossos filhos. Era como se houvesse uma voz: estamos aqui!

A luta é para que haja mais ambientes emocionalmente seguros para nossos filhos. Que eles possam sair de casa, ir escola, ao trabalho, ao hospital, ao cinema, às compras e tenham seus direitos garantidos em todos os lugares.

Sem preconceitos, sem discriminações e sem constrangimentos.

Há muito a fazer.

Conheça e busque pelos seus direitos. Nossos filhos merecem respeito. E lembre-se: aqui é um lugar para você se sentir acolhida! Me escreva sobre suas dúvidas ou compartilhe algum desafio se desejar. Será uma honra conhecer você melhor!

Veja Também  RELATÓRIO MAIS RECENTE DO CDC APONTA QUE PREVALÊNCIA DE AUTISMO NOS EUA CHEGOU A 1 EM 31 CRIANÇAS

Um beijo e até a próxima quarta-feira.

Juçara Baleki

@querotratamento

 

 

**O conteúdo e informação publicado é responsabilidade exclusiva do colunista e não expressa necessariamente a opinião deste site.

Imagem 01 e 02: Caminhada pelo Autismo/Divulgação

Imagem 03: Arquivo pessoal da colunista

Loading

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Compartilhe esta notícia

Mais postagens

Heranças Invisíveis

Como a Ciência e as Constelações Explicam Nossos Padrões Familiares Você já se pegou repetindo comportamentos sem entender por quê?

Leia mais