Tudo passa rápido

Não sei se acontece com todo mundo, mas eu sofro muito por antecipação. Mas, não é só sobre ansiedade, estou falando de já ficar pensando no tempo que algumas situações vão durar e isso já toma minha atenção e muitas vezes a minha energia.

No meu dia a dia é tomado por agendas malucas de eventos, com viagens, saídas e chegadas na madrugada e dias fora de casa. Então quando sei que em alguma semana terei uma agenda complicada seja por horários, trasladas ou tempo fora, parece que isso vai demorar uma eternidade para passar, fico pensando que serão muitos dias, sofro pelo perrengue que pode ser e já gasto minha atenção esperando o momento chegar.

Se pensar isso é tão louco que no fim das contas, dessa maneira, estou aumentando o tempo da própria agenda, por ficar pensando nela antes da hora.

Acredito que essa seja realmente uma questão humana, muito além de uma questão de agenda, sinto que fazemos isso com vários momentos da nossa vida, principalmente em momentos mais desafiadores. Quando estamos sofrendo, por algum motivo mergulhamos nesse sentimento como se não houvesse amanhã, a maioria de nós tem a tendencia de se apegar a momentos ruins como se isso resumisse a nossa vida, chegando a alterar nossa percepção, parece que demora mais que o normal para a situação passar.

Esses momentos que tomam a nossa força e energia acabam se espalhando por outras áreas da nossa vida, como se tudo ficasse ruim a nossa volta. É como se não tivéssemos o direito de desviar do problema, não permitimos nem um momento de trégua e levamos essa emoção negativa e tensa para outros ambientes que nem mesmo tem a ver com isso. Acabamos por descontar emoções em pessoas próximas, perdemos o animo de participar de momentos sociais e o pior para mim, perdemos até mesmo nossa saúde física e mental, como se esse problema se torna a nossa própria condição de vida.

Veja Também  Medo e a Moral

Mas quando paro pensar e fico lembrando de momentos da minha trajetória de vida, seja pessoal ou profissional, vejo o volume de momentos como esse que já passei e hoje estou aqui, melhor em vários aspectos, melhorando em outros e inclusive sofrendo em outros. Mas consigo perceber a maturidade em relação a algumas questões que já me tiraram o sono e hoje resolvo com mais tranquilidade. Consigo reconhecer momentos que lembro bem me trouxeram muito sofrimento e que hoje falo deles trazendo muito aprendizado. Porém, de tudo isso a maior lição é que todos já passaram. Por isso comecei o texto hoje dizendo tudo passa rápido. Claro que no momento que estamos passando a situação a impressão é que não vai passar ou vai demorar muito, mas depois, quando olhamos para traz temos a sensação que tudo passou rápido.

Claro que até aqui falamos de momentos desafiadores e que trazem de alguma forma sofrimento e que só depois temos a impressão que passou rápido. Agora, se falarmos de situação de alegria, realização e satisfação aí parece que tudo passa muito mais rápido mesmo. Como se a nossa mente carregasse uma culpa sobre a alegria e um merecimento sobre o sofrimento, porque um parece passar num piscar de olhos e outro se arrasta por um tempo maior.

O que aprendo com tudo isso? Quando estamos num momento ruim, precisamos nos esforçar para viver algo bom em paralelo, como um folego de vida mesmo, até para recuperarmos a nossa capacidade de pensar e energia para suportar o que estamos passando. Sei que é difícil, mas se nos esforçarmos um pouco a cada situação e buscarmos sempre encontrar coisas positivas para nos apegar, conseguiremos inclusive passar pela situação desafiador no mínimo com mais força, mesmo que o tempo não seja mais rápido.

Veja Também  Fabio Abate: Propósito de Vida

**O conteúdo e informação publicado é responsabilidade exclusiva do colunista e não expressa necessariamente a opinião deste site.

Imagem: Dilemas e delírios

Loading

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Compartilhe esta notícia

Mais postagens