Olá amigos e queridos seguidores do Portal do Andreoli! 2018 está chegando ao fim, e assim como na edição do ano passado, é hora de escolher os dez melhores filmes do ano que está acabando, cujas resenhas eu publiquei aqui no Portal do Andreoli ao longo do ano.
Não foi uma tarefa fácil. Neste ano, foram nada mais e nada menos do que 102 filmes avaliados em minha coluna aqui no Portal, sempre às terças e sextas-feiras trazendo as maiores novidades para vocês. Foi um ano de recorde de acessos para a coluna e para o Portal, e por isso deixo meus mais sinceros agradecimentos.
Lembrando que neste TOP 10, tratam-se somente de filmes cujas críticas foram publicadas aqui no Portal do Andreoli, então talvez um ou outro bom filme do ano fique de fora, afinal, são publicadas aqui duas críticas por semana, e não dá para cobrir todos os lançamentos do ano. Mas garanto para vocês que meu TOP 10 não fica devendo nada para o de nenhuma publicação.
Obs.: Para ler as críticas na íntegra aqui no Portal do Andreoli, basta clicar nos títulos dos filmes.
Então, encoste-se na cadeira e embarque neste viagem cinematográfica pelo TOP 10 Melhores Filmes de 2018 do Portal do Andreoli!
Começando…
10° A CASA DO MEDO (INCIDENT IN A GHOSTLAND/GHOSTLAND) – Dir. Pascal Laugier
O fantasmagórico Incident in a Ghost Land conquista o público de imediato, seja pela brutalidade hipnotizante de sua sequência de abertura, ou pelo seu universo que transita entre o real e o imaginário, que prende o público na cadeira.
09° ILHA DE CACHORROS (ISLE OF DOGS) – Dir. Wes Anderson
Ilha de Cachorros possui um charme considerável. Anderson constrói uma animação inteligente e confrontadora, de concepção visual ousada e carregada de boas intenções. Anderson é claramente um admirador dos cães, e o filme fala ao coração de todos que compartilham da paixão do diretor por nossos queridos amigos peludos.
08° UM LUGAR SILENCIOSO (A QUIET PLACE) – Dir. John Krasinski
Um Lugar Silencioso é uma produção perfeita para agradar a plateia, onde os sustos não chegam com um estrondo, mas sim com sussurros e silêncio. Nesta caótica era de informação que vivemos hoje, chega a ser um alívio encontrar-se imerso em um filme onde o barulho pode matá-lo.
07° HEREDITÁRIO (HEREDITARY) – Dir. Ari Aster
Hereditário revela-se uma produção tremendamente incômoda, o tipo de horror que se alimenta de emoções humanas como o luto e o ressentimento para se transformar em um absoluto pesadelo.
06° BEAUTIFUL BOY – Dir. Felix Van Groeningen
Deixando as drogas de lado, a faceta mais bem sucedida do filme é o retrato do amor entre pai e filho e todas as pressões, culpa e expectativas que acompanham esse amor. É neste aspecto inclusive, que Beautiful Boy ressoa mais forte no coração do espectador.
05° ASSUNTO DE FAMÍLIA (SHOPLIFTERS/MANBIKI KAZOKU) – Dir. Hirokazu Koreeda
Assunto de Família é uma produção devastadora, sobre pessoas abandonadas e as coisas belas que são perdidas e encontradas entre elas. Mais um trabalho impecável do gênio Hirokazu Koreeda.
04° NASCE UMA ESTRELA (A STAR IS BORN) – Dir. Bradley Cooper
Nasce uma Estrela é uma história sobre grandes personalidades e sobre erros humanos ainda maiores. Em dias onde todos estão sempre prontos para um close-up, nada como entregar o palco para um outro alguém brilhar, para variar.
03° A FAVORITA (THE FAVOURITE) – Dir. Yorgos Lanthimos
A Favorita não é seu filme de tarde de domingo. É aquela sessão maldita de sexta-feira à noite, só que com verniz de Oscar por todos os lados.
02° ROMA – Dir. Alfonso Cuarón
Roma é de longe a narrativa mais experimental da já audaciosa carreira de Cuarón, onde ele demonstra o apuro visual de seus Filhos da Esperança e Gravidade em favor de um criativo e novo tipo de intimidade.
01° GREEN BOOK: O GUIA (GREEN BOOK) – Dir. Peter Farrelly
Produzido com elegância clássica dos grandes estúdios, Green Book transcorre de maneira suave, embalado por uma boa trilha-sonora repleta de muito jazz e fulgurantes detalhes da época na qual é ambientado. Green Book: O Guia é um esforço honesto sobre a importância da amizade e da tolerância, e seria tremendamente injusto de minha parte condená-lo por isso.
É isso aí, galera. Espero que tenham gostado deste TOP 10, e fiquem à vontade para curtir, compartilhar e comentar sobre minhas escolhas. Um Feliz Ano Novo à todos e nos vemos em 2019 sempre com as maiores novidades do cinema!
Respostas de 2
boa a lista Kacik, alguns já vi, alguns ainda não, mas permita-me sugerir o filme A Ghost Stories do diretor David Lowery , um filme sensível, apaixonante, sentimental e triste muito triste. blz abç
Olá Robsom. Bacana, obrigado pela visita e pelos comments. Realmente o filme que mencionou é muito bom. Eu escrevi a crítica dele em julho do ano passado. Depois dá uma olhada no link:
https://portaldoandreoli.com.br/critica-a-ghost-story-2017/
Abração!