Tudo começa com um projeto de entretenimento independente com financiamento coletivo para produzir uma série de época, a premissa era remontar a trajetória de Jesus Cristo através das personagens que conviveram com Ele. Assim foi criada ‘The Chosen’, em 2017, uma série norte-americana original criada sem o apoio de nenhum estúdio de Hollywood que se tornou fenômeno internacional, alcançando a marca de 100% de aprovação no Rotten Tomatoes (crítica especializada) e 97% do público.
O primeiro ponto que chama a atenção na história é a forma como ela é narrada, que ultrapassa a abordagem convencional de produções sobre a vida de Jesus. Cada episódio retrata o olhar que um de seus seguidores tinha sobre o Cristo, indo além da fórmula tão vista e reconhecida de recontar a vida Dele desde o nascimento até a crucificação. A série sabe trabalhar muito bem com seus pontos fortes, trazendo à tona as fraquezas e dilemas emocionais de cada personagem, que se dissiparam através do propósito de seguir a trajetória de evangelização do Cristo, justamente para trabalhar a ideia do encontro entre o homem e Deus.
‘Eu te Chamei pelo Nome’, título em tradução livre do primeiro episódio, consegue resumir com perfeição qual tom os demais episódios da série seguem. Nele, além de ser imerso no contexto histórico-cultural da dominação romana sobre o povo judeu, regada à cobranças de impostos abusivos e violência, o espectador ainda tem a oportunidade de acompanhar o arco de uma mulher atormentada por seus demônios, que se mostra uma personagem de fundamental importância ao fim do episódio.
(Foto de divulgação da série The Chosen)
Outro ponto muito positivo da série é que apesar do forte apelo dramático, ela tem um tom muito leve e cativante de assistir, os dramas pessoais de cada personagem são muito fáceis de empatizar e nem por isso se tornam cansativos. Fora que, a relação de Jesus com seus discípulos e com as personagens da série em geral é muito bonita de se ver em tela, o que faz com que cada episódio cumpra, facilmente, a proposta de entregar uma temporada emocionante.
Ao todo, a temporada uma conta com oito episódios, cada qual com duração entre trinta e cinquenta minutos, e por conta desse ritmo bastante fluido, é possível maratonar a primeira temporada em um dia desejando ver ainda mais episódios. Fora que, para quem tem a vivência espiritual do cristianismo, a série consegue embelezar a percepção sobre Jesus Cristo, ao trazê-lo às telas em forma de puro amor, ainda que humanizado.
Esbanjando leveza e bom humor, essa série sobre vida de Jesus Cristo tem o poder de fazer refletir sobre o amor, a amizade e a fé, bem como de conquistar o coração dos espectadores com suas personagens que vivem dramas tão cotidianos, ainda que a barreira do tempo possa fazê-los diferentes à sua maneira. Por isso, se você quer saber mais sobre a vida de Cristo, a religião cristã em si ou se conectar ainda mais com os ensinamentos dela, essa série vai, com certeza, te fascinar.
**O conteúdo e informação publicado é responsabilidade exclusiva do colunista e não expressa necessariamente a opinião deste site.
Imagens: Foto divulgação da série The Chosen