Olá! Que tal a gente continuar o nosso papo do último sábado sobre Idade x Atleta.
Vamos evoluir nos questionamentos hoje sobre esse tema. A capacidade fisica é superior a técnica? Qual vantagem de uma atleta mais experiente em uma equipe?
A capacidade fisica é superior a técnica?
Vou destacar alguns atletas brasileiros que continuaram jogando em alto nível após os 42 anos.
A nossa atleta da Seleção Brasileira de Vôlei, a ex-levantadora Hélia Pinto, a “Fofão”, que só se aposentou das quadras aos 45 anos e está no Hall da Fama do Vôlei. Foram 17 anos de seleção.
E o que falar do nosso “Mão Santa”, o ex-jogador de basquete Oscar Schimdt, um dos maiores do mundo. Foram cinco olimpíadas. Possui a marca de maior cestinha da história do basquete mundial. Esse só se aposentou das quadras aos 45 anos.
Já no futebol temos a Miraildes Macial, a jogadora “Formiga”, que só deixou os gramados aos 43 anos.
Estes são exemplos de guerreiros que venceram as limitações do próprio corpo, não apenas para continuarem jogando, mas para fazerem história.
Em suma, um atleta mais experiente que pratique um esporte de alto rendimento, manter sua boa capacidade fisica é fundamental para evitar lesões e manter suas atividades desportivas.
Qual vantagem de atletas mais experiente em uma equipe?
Normalmente, atletas experientes mantem um maior controle emocional e conseguem transmitir isso aos atletas mais novos, sabem o melhor momento de aplicar o máximo de sua capacidade física, e claro, possuem anos de experiência tática e técnica.
Ou seja, ainda que não seja uma regra, atletas mais experientes possuem mais resiliência às situações que acontecem em jogo, tendo em vista que geralmente, já passaram por um momento semelhante. Além de serem referência e inspiração para atletas mais novos. Em esportes que permitem bastante substituição, são indispensáveis para a formação de um bom elenco.
É isso, a gente sempre vai se encontrar por aqui.
Não se esqueçam aqui a gente se Comunika sobre esportes.
Nika Pereira
**O conteúdo e informação publicado é responsabilidade exclusiva do colunista e não expressa necessariamente a opinião deste site.
Imagem: Foto Montagem Rachid
Imagem 02: Pulsemed
Imagem 03: Divulgação/Matildas e Assessoria/CBF