Olá! Hoje quero falar sobre a despedida de uma lenda do Tênis.
Após Serena Willians, o mundo do tênis recebeu mais um anúncio de aposentadoria. Desta vez foi o suíço Roger Federer, um dos maiores nomes da história do Tênis, que encerra a sua carreira. O suíço publicou uma carta nas redes sociais comunicando a despedida das quadras.
Recordista de títulos de Wimbledon, o tenista suíço sofria com problemas físicos consecutivos, e já não era mais capaz de competir no nível que ele gostaria, motivo explicado na carta como primordial para a decisão de parar.
Foram mais de 1.500 partidas em 24 anos. Antigo número 1 da ATP, Federer soma 103 troféus da ATP, sendo 20 títulos de Grand Slam. O esportista é um dos 7 atletas com patrimônio maior que US$ 1 bilhão. Roger Federer é considerado o tenista que mais fatura no mundo.
Em Olimpíadas, ele tem uma medalha de prata em simples, conquistada em Londres 2012, e um título em Pequim 2008, ao lado de Stanislas Wawrinka. Em 2014, ajudou a Suíça a ser campeã da Copa Davis, que é a Copa do Mundo entre países.
Reação no mundo do tênis
O anúncio da aposentadoria fez o suíço estampar as capas de jornais e revistas do mundo. Vários fãs, tenistas, atletas e ex-atletas homenagearam Federer pelas redes sociais com mensagens de carinho, gratidão e agradecimento, por tudo que ele representou ao esporte nessas mais de duas décadas.
No entanto, antes de pendurar as raquetes o suíço irá encerrar a carreira após a Laver Cup, competição amistosa que reúne tenistas de todo o mundo, e que será disputada em Londres, de 23 a 25 deste mês.
A despedida na Laver Cup será de alto nível. Federer estará ao lado de grandes nomes do tênis como Rafael Nadal, Novak Djokovic e Andy Murray – que foram por anos adversários do suíço nas quadras por quase toda carreira.
A competição que é uma espécie de duelo entre europeus e o resto do mundo.
Com certeza, os fãs do esporte e os apaixonados por tênis estarão com os olhos vidrados nessa disputa. Eu, particularmente, também estarei. Amava ver Federer jogar. Ele tinha um toque refinado para bater com a raquete na bola e uma classe especial para conduzir um jogo. Foram grandes disputas, lances e belas jogadas.
É isso! Não se esqueçam aqui a gente se COMUNIKA sobre esportes.
Nika Pereira
**O conteúdo e informação publicado é responsabilidade exclusiva do colunista e não expressa necessariamente a opinião deste site.
Imagem 01: Garrett Ellwood/USTA/ND
Imagens 02 e 03: GettyImages