Paty Santos: Um Rei nunca perde a majestade.

Na próxima sexta-feira, 23, Pelé completa 80 anos. Eu não vi Pelé (mas, vejo o Cristiano Ronaldo hahaha), mas a minha imaginação perfeita de pisciana conta que foi um absurdo vê-lo em campo. Que bom que existe a internet, documentários, fotos e livros. Maravilhoso é viver o passado sem ter vivido nele.

Te desafio a buscar os gols dele e duvido que não pense como eu: “como deve ter sido maneiro ser torcedor brasileiro e/ou do Santos naquela época”. Quando Pelé se aposentou em 1977, eu nasci nove anos depois, e desde sempre soube quem é o Rei do Futebol, o maior do mundo consagrado logo após de driblar 7 jogadores do Fluminense e fazer um gol que foi aplaudido em pé. Eu vejo seus números, eu fico cansada. Imagine jogar mais de mil jogos, fazer mais de 1.000 gols e ter média de 1 gol por partida? Ele era uma máquina.

 

 

Edson Arantes do Nascimento nasceu com uma estrela em Três Corações, Minas Gerais. Aos 15 anos já jogava pelo Santos, aos 16 pela seleção e levou nosso país para o restante do mundo. Nem tem o que falar o que Pelé representa para a história do nosso futebol. Não é à toa que os santistas têm orgulho demais de ser torcedor do Santos só pelo simples fato de ter tido o Pelé. O maior artilheiro do clube e que fez parte dos títulos de 1962 e 1963 da Copa Libertadores da América.

O que às vezes penso, é que o brasileiro não dá tanto valor ao que ele significa como atleta para o Brasil. Sinto isso, pois quando vejo argentino falando de Maradona é totalmente diferente. Até os que não o viram, o idolatra. Vai ver é que o amor por futebol dos argentinos é realmente bem maior do que o nosso. Agora fico imaginando às comparações Pelé x Maradona, porque a gente faz a mesma coisa com Cristiano Ronaldo e Messi hahaha.

Veja Também  Paty Santos: “O futebol é meu remédio”.

De qualquer forma, um rei nunca perde a majestade. Que bom que tivemos Pelé no Santos e na seleção (três títulos), e que temos um atleta de tamanha proporção que pra sempre vai deixar seu legado. Isso faz parte da nossa história (eu amo história, vocês perceberam né? Ainda mais sendo sobre futebol hehe).

Não sei vocês, mas pra Pelé é o melhor de todos os tempos. Não tem ninguém igual e nem sei se terá. E quando quis neste momento terminar a coluna com alguma frase que jogadores disseram sobre Pelé (e são muitas), eu achei a frase do meu ídolo e quase chorei de emoção, porque ele pensa como eu: “Pelé é o maior jogador da história do futebol, e só haverá um Pelé no mundo”. Cristiano Ronaldo.

GANHEI O DIA GENTE!

Mas, vou terminar com o depoimento do ex-goleiro do Benfica Costa Pereira: “Cheguei na esperança de parar um grande homem, mas eu fui embora convencido de que eu tinha sido desfeito por alguém que não nasceu no mesmo planeta como o resto de nós.”

 

Parabéns, Rei!

Paty Santos.

 

 

 

Imagens 01 e 04: https://museudofutebol.org.br/

Imagens 02 e 03: https://www.cbf.com.br/

 

 

 

 

Loading

Respostas de 2

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Compartilhe esta notícia

Mais postagens