Possuir um Planejamento Financeiro é ter a capacidade de quantificar seus sonhos e torna-los em metas para assim concretiza-los de forma mais organizada e com menor esforço.
Já ouviu falar aquela célebre frase do gato em Alice? “-Se você não sabe onde quer chegar, qualquer caminho serve”. De certo ela é a que melhor se aplica quando não tiramos do mundo das ideias todas aquelas coisas que almejamos alcançar.
Isso pode ser aplicado às mais diversas áreas das nossas vidas, mas também em nossas vidas financeiras, por conta disso, o planejamento financeiro nos ajuda a definir onde queremos chegar e o que é necessário ser feito para tal.
Isto posto devemos agora entender uma das formas na qual o planejamento pode ser estruturado: o modo dos Três Pilares, esse modelo é o que mais uso pra auxiliar meus clientes, por conta da sua abrangência em áreas variadas da vida dessas pessoas e suas famílias.
O primeiro dessas pilares é o responsável por criar um ambiente de segurança financeira, enfocando em peso duas classes de opções, que não se alunam mas trabalham juntas, uma é o cálculo ideal de qual deve ser e como deve ser feita a sua Reserva de Emergência, deferente daquela receita básica que já foi muito bem difundida na internet a reserva não pode ser apenas um múltiplo dos seus custos mensais, ela deve ser melhor elaborada pois cada pessoa tem a sua, e isso varia entre elas, outro maior ponto que deve ser analisado é a necessidade de Capital Segurado na medida em que se percebe a necessidade dele naquele contexto para promover maior segurança e reduzir o risco da ruína, isso é possibilitado através dos mais variados tipos de seguros pessoais e de vida.
Já o segundo pilar proporciona colocar a vida e o planejamento em movimento ao realizar as metas já estipuladas sem abrir mão de uma boa qualidade de vida, ou seja, é continuar fazendo as coisas que nos fazem bem e não abrimos mão de ter, como viagens e jantares, mas sem deixar com que elas atrapalhem o nosso planejamento para aquisições maiores, como casa, carro e demais objetivos.
Por fim temos o terceiro pilar, nele é onde observamos a nossa Independência Financeira, aqui traçamos um caminho para criar um patrimônio responsável por gerar uma renda constante e suficiente a fim de manter a nossa qualidade de vida de modo confortável quando quisermos desacelerar profissionalmente ou quando quisermos de fato nos aposentar e parar de trabalhar. Para isso temos um grande leque de opções entre elas estão as corretoras e as previdências privadas.
Com a junção desses três pontos se torna clara a relação que têm entre si para que sejam criadas as noções de segurança, qualidade de vida e evolução patrimonial no tempo, de modo que esse planejamento além de gerar o crescimento material gere também tranquilidade e bem-estar.
Se a proposta lhes parece interessante, fiquem ligados acompanhando o nossos Portal, nas demais semanas entrarei mais a fundo no detalhamento de cada um dos pilares que constituem um bom planejamento, curtam o Canal do Andreoli: youtube.com/canaldoandreoli e também nossas redes sociais para não perder nada, pois temos muita coisa boa vindo por aí.
Aqui deixo o convite para seguirem também meu Instagram “@planejapedro”, em breve teremos mais conteúdos lá também.
Pedro Sena
**O conteúdo e informação publicado é responsabilidade exclusiva do colunista e não expressa necessariamente a opinião deste site.
Imagem: Freepik