Agora está garantido: mudam o formato e a pretensão. A Copa Libertadores / 2019 terá jogo único em sua decisão. Nos moldes da Liga dos Campeões da Europa. A Copa Sul-americana também terá final em apenas uma partida. A Conmebol com um o jeitinho de UEFA.
A decisão Libertadores do ano que vem vai ser no dia 23 de novembro no Estádio Nacional do Chile, em Santiago.
A decisão da Copa Sul-americana, antes prevista para duas partidas, também será em jogo único. Ele será na cidade de Lima, no Peru. A Conmebol ainda não divulgou o estádio e a data exata desta decisão.
Os objetivos da entidade com essas mudanças: o desenvolvimento esportivo na América do Sul com mais recursos, mais investimentos e melhores padrões em todos os níveis. O presidente da Conmebol, Alejandro Domingues, disse que “finais únicas vão inspirar os sul-americanos a sonhar grande”.
A escolha das cidades das finais das duas competições levou em consideração um estudo que apontou alguns índices.
Organização dessas cidades, logística, segurança e infraestrutura. Também foram observados aspectos políticos, sociais, de mobilidade urbana e hospedagem.
Além de Santiago que vai sediar a final da Libertadores 2019 e de Lima que vai receber a decisão da Copa Sul-americana do ano que vem, Montevideo, no Uruguai, também estava na disputa.
E o Brasil ? Bom. Talvez para 2020 se a maré começar a mudar em nosso território perdido em denúncias de corrupção e falta clara de organização em todos os níveis. Mas que possamos, ao menos, ter equipes nessas finais. Hoje, nosso Brasil é um gigante adormecido. E já fomos a referência no nosso continente. Paramos no tempo.