Priscila Santini estreia coluna de Tecnologia Esportiva

Para iniciarmos nossa conversa semanal sobre tecidos tecnológicos para prática esportiva, temos que conhecer um pouco de cada um deles.

Antes, um detalhe que faz toda a diferença. No nosso mercado de roupas esportivas, a tecnologia não chega com informações suficientes ao consumidor. A principal causa disso é o despreparo dos vendedores em relação aos tecidos tecnológicos.

Quando me pedem para confeccionar um uniforme ou a roupa que seja para a prática esportiva, a primeira coisa que falam é : “Quero aquele tecido dryfit “, aquele que enxuga o suor.

Vamos lá, primeiro que DRY-FIT é tecnologia da Nike. Feito com fio de POLIÉSTER.

Os tecidos sintéticos são os mais usados. E cada tecido tem suas características. Vejam só:

POLIÉSTER x POLIAMIDA

O fio de POLIÉSTER, que é proveniente  de fibras sintéticas, é um fio de petróleo.  Existe uma diferença de qualidade. Pode-se  encontrar uns horrorosos mesmos. Outros  grossos, que raspam a pele, esquentam, deixam um forte odor. Porém há os com uma gramatura mais leve, com acabamento no fio, para dar um toque melhor. É um tecido mais firme, baixo conforto térmico, não amassa.

Já o fio de POLIAMIDA, que é proveniente de fibras sintéticas, tocam sua pele com a suavidade de um pêssego. Macio, com elasticidade. Dry, feito desse fio, possui uma tecnologia de rápida absorção e evaporação do suor.

Tem também a linha LIGHT, que tem uma gramatura mais baixa ainda, com muito mais leveza, maciez, toque sedoso. Uma grande dica para vocês que querem desempenho e bem estar.

PONTO IMPORTANTE

Absorção de umidade de cada tecido. Isso seria o suor do nosso corpinho.

Então essa tabela fica dessa forma:

Veja Também  Manga: Confira a charge animada do artilheiro Gabigol

Algodão : 11%  É o melhor tecido? Não, absorve muito , e não libera essa água. Com isso, o tecido fica pesado, úmido, podendo até piorar sua temperatura do corpo, dependendo da sua prática esportiva.

Poliamida: 4%

Poliéster: 0,5%

PREÇO

Resumindo. O Poliéster é a fibra sintética mais barata de todas e tem alta produção pelo seu baixo custo.

Já a Poliamida é uma fibra mais nobre. Sua fabricação passa por diferentes processos, para deixá- la quase com um toque do algodão.

Para vocês terem uma ideia do que estou falando, mostro algumas roupas de alta tecnologia e que fazem um bem daqueles aos esportistas.

Portanto, o melhor tecido para prática esportiva é o poliamida. Já em coleções ou projeto de algum uniforme eu uso o poliéster, por ser algo específico.

Nas blusas acima uso tecido poliamida com textura e gramatura diferentes, como também no look abaixo, blusa poliamida e calça com gramatura mais grossa.

Semana que vem, volto para falar de mais tecnologia de ponta no mundo esportivo pra vocês. Até lá!!!

Loading

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Compartilhe esta notícia

Mais postagens