Tecnologia Esportiva: Roupas repelentes contra os insetos

Roupas com repelentes de inseto têm sido foco de atenção neste momento crítico de Saúde Pública no Brasil.

Em 2003, após 7 anos de pesquisa e desenvolvimento, uma empresa americana recebeu aprovação da Agência de Proteção Ambiental (EPA) para comercializar a linha de roupas com nova tecnologia como Insect Shield (“escudo anti-insetos”).

Quando exposto a áreas infestadas de insetos em climas mais quentes, o risco de mordidas e picadas de mosquitos, carrapatos, formigas, moscas e outros insetos mordedores são altos.

Suas antenas detectam ácido láctico e dióxido de carbono em nossa respiração e de nossa pele.

Na verdade, os mosquitos são sensíveis a esses produtos químicos a partir de 100 metros de distância.

TECNOLOGIA

Há o uso do PERMETRIN, versão sintética de um composto químico natural chamado píretro, que é encontrado nas flores de crisântemo. Os crisântemos são conhecidos como uma boa barreira natural contra insetos pentelhos. O permetrin é um inseticida, que incapacita os insetos que entram em contato com ele, e não apenas repele os insetos como os nocauteia ou os mata.

O composto age de três maneiras: repele a aproximação do mosquito, provoca hipersensibilidade nas patas do inseto para afugentá-lo caso ocorra contato e provoca efeito paralisante se houver persistência de contato.

O produto é aplicado no tecido, através de banho ou microcapsulas, e assim dura em torno de 50 lavagens, dependendo do fabricante. Não tem cheiro e não é absorvido pela pele, por isso é seguro para adultos e crianças.

Encontram-se também repelentes com uso da CITRONELA, através da nanotecnologia, onde as fibras são banhadas, o que equivale a aplicação do produto. É um tecido macio, pois é formado de óleos da essência da citronela que são inseridas na fibra por nanopartículas.

Veja Também  Cillo: Torcida em clássico. Não dá mesmo para misturar

Também é resistente a números de lavagens.

Atente-se aos cuidados com a lavagem: jamais lavar a seco, não usar alvejantes e não lavar em água quente.

No uniforme da Coreia do sul, para Rio 2016, foi usada a  tecnologia com repelente em todos uniformes, desfile, treino, passeio, com modelagem comprida podendo proteger mais a parte exposta do corpo.

Encontra se em diversos tipos de roupas, tanto para prática esportiva como moda casual, principalmente na moda para gestantes.

Também é muito usado para pesca, roupas outdoor.

Enfim, a tecnologia está cada vez mais avançada nesse quesito e o uso dessas peças em atividades físicas é bastante útil e frequente.

Semana que vem eu volto com muito mais!

Loading

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Compartilhe esta notícia

Mais postagens