Falamos muitas coisas sobre os pães, tipos de pães, suas culturas, suas variedades, mas hoje vamos falar do lugar onde adquirimos os pães e saber qual a sua origem: as padarias.
Um dos prazeres da vida é acordar pela manhã com um pão quentinho esperando por nós. Mas já paramos para pensar em como aquele pão chega em nossas mesas ?
Lógico que a história das padarias é uma história sobre o pão, mas é um alimento tão antigo que nem os historiadores sabem precisar a data de seu surgimento.
Como já dissemos em matérias anteriores, os pães eram bem diferentes dos que conhecemos hoje.
No que diz respeito às padarias, até pouco tempo estimava-se que os locais de venda do pãozinho ao público só tivessem surgido por volta do ano 140 a.C, em Roma. Mas a história revela que as padarias podem ter existido desde o antigo Egito.
Apesar disso, foi em Roma que as padarias começaram a tomar forma, com a criação das primeiras escolas de padeiro e dos primeiros comércios de pão.
Houve uma época em que as padarias eram instaladas nas ruas dos Burgos e cidades . Também nessa época a receita do pão começou a se espalhar pelo mundo.
Hoje, as mudanças são tantas que existem padarias fazendo testes com drones para realizar a entrega de pães aos consumidores.
As padarias brasileiras atendem em média 40 milhões de clientes por dia e São Paulo é o Estado que concentra o maior número de padarias no país.
Espero vocês semana que vem.