Esta semana vamos falar um pouco sobre pães de fermentação natural, como são feitos e quais os benefícios em consumi-los.
A fermentação natural é uma técnica bastante antiga que está recebendo muito destaque atualmente.
Os pães feitos com este tipo de fermentação começaram a ser produzidos desde 4 mil anos antes de Cristo.
Vamos ver agora o seu significado e quais são suas vantagens.
Começaremos dizendo que o fermento natural foi criado da mistura de farinha de trigo, água e outro ingrediente, como suco de abacaxi , uva ou maçã.
Desta forma, os microorganismos presentes no ar digerem a mistura de farinha e água, produzindo a fermentação, que é a produção de gás carbônico, álcool e ácidos pelo consumo dos açúcares do trigo.
Com esse fermento natural pode-se fazer pães, massas de pizza ou outras preparações sem precisar dos fermentos prontos de mercado.
Uma curiosidade bem interessante é que esse tipo de fermento incorpora as características do local onde foi criado e onde é mantido por causa dos microorganismos do ar, da água e da farinha.
Enquanto acontece a fermentação natural ocorre a quebra de moléculas e esse processo traz vários benefícios para o nosso corpo. São eles :
1) facilita o processo de absorção
2) ajuda para uma melhor digestão
3) melhora a biodisponibilidade de alguns nutrientes, como os minerais
4) produz fibras prebioticas que melhoram a saúde intestinal e,
5) contém menos Glúten
Além disso, ao consumir um pão de fermentação natural, você sabe que os mesmos não possuem aditivos químicos, ao contrário dos pães ultraprocessados, que levam muitos conservantes e até vários tipos de açúcar para que possam ter maior durabilidade nos supermercados.
Agora, depois de todos os benefícios que dissemos sobre a fermentação natural, que tal fazermos o nosso próprio fermento ?