Querido Vinho,
Quando pedimos vinho num restaurante ou num bar, não dá para saber como será a experiência até que a garrafa seja degustada. Mas, por outro lado, dá para ter uma boa ideia do que estamos prestes a consumir se estudarmos e fizermos direitinho a lição de casa, começando pela básica que é saber quais são as uvas mais populares do mundo.Tirei esta informação na internet. Diversos sites citam praticamente as mesmas (4 brancas, 4 tintas). Conforme Jeannie Cho Lee, que detém o título de Master of Wine, se soubermos isso, seremos capazes de decifrar 80% do que tipicamente encontramos numa carta de vinhos e assim, nos tornarmos muito mais aptos a escolhermos algo que nos agrade, agrade nosso paladar, que seja propício para o momento, etc, etc.
Compilei, para este post, as 4 uvas brancas mais famosas. Jeannie também nos dá a dica de que devemos aprender, além do alfabeto das uvas, a geografia do vinho. Portanto, sem mais delongas, vamos aos tipos e quais regiões produzem os melhores vinhos com essas uvas.
Chardonnay
Chardonnay é a mais popular no mundo, na variedade de uvas brancas. E vinhos feitos com Chardonnay podem ser encontrados em qualquer carta de vinho no mundo. A legendária Burgundy, região vinícola de Burgundy na França é tradicionalmente reconhecida como a casa da Chardonnay, apesar de que os vinhos Chardonnay da Califórnia e Austrália sejam também populares. Enólogos californianos começaram suas experiências com a Chardonnay para rivalizar com as de Burgundy nos anos 60, e lá pela metade dos anos 70, criaram vinhos que tinham a mesma qualidade dos de Burgundy.
Sauvignon Blanc
Sauvignon Blanc é uma variedade de uva branca bem conhecida pelos vinhos brancos secos e refrescantes que produz. A casa tradicional da Sauvignon está na França, especialmente dentro das regiões vinícolas de Bordeaux e o Vale do Loire (Loire Valley). Sauvignon Blanc expressa muito as características do terroir, e pode variar em sabor indo do sabor de mato recém-cortado ao doce, e no aroma, do floral ao frutado, dependendo muito de onde a uva tenha crescido, num clima mais tropical ou mais frio.
Riesling
Em termos de produção de vinho, Riesling posiciona-se nas top 3, mundialmente falando (juntamente com a Chardonnay e a Sauvignon Blanc). A casa tradicional da Riesling é o Reno (Rhine) região da Alemanha, especialmente as sub-regiões vinícolas de Mosel e Rheingau. Os vinhos Riesling são notáveis por serem altamente aromáticos e com acidez elevada, geralmente com notas florais ou de frutas tropicais. Diferente de outras variedades de uvas, Riesling quase nunca é misturada com outras uvas.
Pinot Gris
Pinot Gris (também conhecida como “Pinot Grigio”) é uma variedade de uva branca que é parte da família Pinot, que inclui: Pinot Blanc e Pinot Noir. A casca da uva Pinot Gris tende a ser de uma cor cinza-rosada e os vinhos resultantes são frequentemente de um profundo amarelo dourado na aparência. Há dois principais tipos de vinhos Pinot Gris. Dentro da França (e especialmente Alsace), os vinhos são picantes e encorpados. Dentro da Itália, no entanto, os vinhos Pinot Grigio são pouco encorpados e mais ácidos.
Bem, é isso por hoje. Próxima semana vamos estudar as tintas mais famosas. Agora, vamos de música para harmonizar. Escolhi uma francesinha. Faz um tempo que não compartilho das minhas favoritas. Achei um cover de um grupo que sou super fã chamado Pomplamoose. A canção foi gravada em 1.968 por Françoise Hardy. Vale a pena dar uma conferida na versão original também.
Espero que gostem! Nos vemos semana que vem para mais um papo descontraído por aqui ou para aprendermos um pouco mais sobre nosso Querido Vinho. Cuidem-se! Cheers!
Comment te dire adieu | Françoise Hardy | Pomplamoose
Fonte: https://usawineratings.com/en/blog/grapes-3338/the-most-popular-types-of-white-wine-grapes-117.htm
https://www.youtube.com/watch?v=g0mpa-WJLhA&t=189s
Imagem: Freepik