Iramaia Loiola: Vinho bom é vinho caro? Parte II 

Querido vinho,

Hoje voltamos com o assunto que eu considero superbacana para quem está querendo aprofundar-se um pouco mais no mundo dos vinhos. Se você, querido leitor, for amante apenas de bebê-lo, sem problemas. Pula o texto, mas não pula a música. Corre lá para o final que sempre tem coisa boa, mas não deixe de vir me visitar. Adoro a companhia de vocês de toda semana. Vamos aos outros 5 fatores que podem encarecer o vinho. Mas será que melhoram a qualidade? A conferir! Ah, não se esqueçam de ler os 5 primeiros na coluna da semana passada.

  1. Amadurecimento – Dependendo do vinho que se queira fabricar, o amadurecimento pode ser feito em tonéis de inox ou tanque de cimento. Ou ainda nos famosos barris de carvalho. Se optar pelos dois primeiros, há uma redução de custos. E quando isso acontece? Quando o produtor não tem grandes pretensões com aquele vinho. Quer vendê-lo mais jovem. Um vinho para o dia a dia. Ou simplesmente não quer a presença da madeira, e sim um vinho mais frutado. Se houver estágio em barris, encarece o produto, especialmente se for barrica de carvalho francês, a mais cara do mercado. As mais comuns são a francesa e a americana. A americana é bem mais em conta, mas os aromas que transferem para o vinho também são diferentes da barrica francesa. Quais vinhos vão para barricas? Os mais sup
    erlativos, com maior complexidade, que precisam ser amaciados para ficarem mais sedosos. Encarece o produto, porém não garante qualidade.
  2. Embalagem – Qualidade da garrafa, do rótulo, da rolha, etc. As garrafas de vinho mais grossas e mais pesadas; qualidade na impressão dos rótulos; rolha de cortiça maciça retirada do Sobreiro (temos uma coluna somente sobre as rolhas aqui), cápsula de chumbo (aquele lacre que cortamos antes de abrir o vinho).Tudo isso interfere na precificação final. E na qualidade? Sabemos que não. Por outro lado, um rótulo mal escolhido não ajuda em nada na venda do produto, que acaba empacando na prateleira. Muitos consumidores compram com os olhos primeiro. Se a embalagem chamar a atenção, já é meio caminho andado.
  3. Lei da oferta e da demanda – Nos vinhos do dia a dia este fator não interfere tanto. Já para os vinhos mais caros do mundo, influencia. Não há como aumentar a produção, por exemplo, de um Romanée-Conti e muita gente quer comprá-lo, inclusive nós, os pobres mortais. Mas quem vai ditar o valor do vinho, nós ou os grandes milionários? Não precisa nem te responder, não é? Se tiver um milionário lendo minha coluna e que já provou um desses, por favor se manifeste..hahaha Então, oferta e demanda influenciam no valor, mas não é diretamente proporcional à qualidade. É claro, que no exemplo citado, não se duvida de que seja um vinho de qualidade superior. Já se o valor de $6.000.00 (a garrafa) justifica, são outros 500. Preciso provar para dar minha opinião…hahaha
  4. Pontuação – Robert Parker e outros são críticos importantes cujas opiniões devem ser levadas em conta. Vinhos bem pontuados por eles pode ser um parâmetro legal de comparação, mas não garante qualidade. Gosto é pessoal. Um vinho muito bem pontuado por eles, pode não ser o teu preferido. Mas se o produtor ganha uma nota boa, ele pode aumentar o preço daquele vinho, nem que seja por um curto espaço de tempo, por algumas safras.
  5. Impostos – Absurdos entre 60 e 85% do valor do vinho é o que pagamos de impostos em cada garrafa. Isso encarece demais o produto. Consumimos menos e mal por conta disso. Uma pena! Na Europa os vinhos são taxados como alimentos, o que barateia seu custo.
Veja Também  Iramaia Loiola: “Minhas frases sobre o Querido Vinho"

 

 

Bem, o link para este segundo episódio no canal Vinhos de Bicicleta é este aqui: Vinho Bom é Vinho Caro? (PARTE 2)

Já contei para vocês como escolho a música para a coluna, não é? Deixa eu repetir para os que ainda não sabem. Arrepiou, subiu os pelinhos do braço, não tenho dúvida de que será ela. Pois então, a de hoje é desse tipo aí. Uma super performance de uma guria que canta muuuuuito!!!! É um cover do AC/DC que vai bem com um Malbec, vinho de pegada. Um fim de semana bem gostoso para todos, com o Querido Vinho e música porque não harmonização melhor. Cheers!

Thunderstruck – Walk off the Earth (AC/DC Cover)

 

Iramaia Loiola

 

 

Imagens: Freepik

Loading

Respostas de 2

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Compartilhe esta notícia

Mais postagens