Iramaia Loiola: Vinho meio seco?

Querido Vinho,

Quando comecei a coluna, tinha uma noção básica de como seria. Falaria das minhas experiências de um ponto de vista leigo. No começo foi fácil. Havia um ritual parecido e as histórias vividas com o vinho. Depois ficou um pouco mais difícil contar somente sobre mim, visto que não havia muitas novidades mais. O fato é que agora tenho companhia para degustar a nossa bebida. Aumentou muito a frequência e consequentemente os tipos de vinho. É bem verdade que deixo mais a cargo dele a escolha dos exemplares que vamos curtir nos fins de semana. Alguns são surpresas agradáveis, outros nem tanto.

Fim de semana passado provamos de um tinto meio seco. 

Antes de lermos o rótulo juntos, classificamos como um vinho leve, pouco encorpado. Para ser sincera, era bom, mas não tão bom para os nossos paladares acostumados com vinhos de pegada (risos)

Aí veio a dúvida? O que é um vinho tinto MEIO seco?

Li bastante na internet e vou tentar colocar aqui resumidamente o que entendi. 

Tudo depende do teor de açúcar residual por litro, presente na bebida. Nos tintos secos vai até 4g/l. Nos meio secos vai de 4g até 25g. Ou seja, no paladar o meio seco pode ser bem parecido com tinto seco se possuir menos açúcar. No entanto, uma coisa tem que ficar clara: não podemos comparar os tintos finos produzidos com uvas de origem europeia chamadas de Viti viniferas com os americanos, produzidos no continente americano, que utilizam uvas de mesa as Viti labruscas e outras. Essas uvas não possuem tanto açúcar e muitas vezes há acréscimo de açúcar de cana na composição do vinho. São vinhos sem muita complexidade de aromas e sabores. 

De acordo com o sommelier Rodrigo, há uma lei brasileira que indica o que é vinho suave de mesa, meio seco e seco, que foi criada no intuito de regularizar a quantia de açúcar adicionada por fora (não a natural da uva). Isso antes de começar a importação de vinhos. Portanto, se no rótulo estiver MEIO seco, Rodrigo diz que o produtor italiano, francês, etc fez o possível para extrair o melhor daquela safra somente com o dulçor da própria fruta. Mas para se adequar à legislação brasileira a nomenclatura meio seco é colocada na garrafa.

Gente, o assunto é meio complexo.(risos) Gosto é de cada um. Tomemos o que mais nos agrada. 

Prometo voltar ao assunto aos poucos. Por ora fiquemos assim e com música que entendo um pouco mais..hahaha

Sou fã de carteirinha desse menino, Josh Turner, que faz incríveis covers. Com vocês Rivers of Babylon. Adoro!

https://music.youtube.com/watch?v=tMHZlZZpLvc&feature=share

Bom fim de semana e até a próxima! Cheers ??

3 respostas

  1. Muito bem! Como também sou mero apreciador, você ajudou a me esclarecer a respeito do famigerado açucar no nosso ou em qualquer vinho. Parabéns!

    1. Olá, Cassuce! Tentei simplificar mas no fim acho que confundi..haha Enfim, vou falar mais sobre o assunto em outras colunas. Agradeço a visita e comentário. Cheers!!!

  2. Olá, Cassuce! Tentei simplificar mas no fim acho que confundi..haha Enfim, vou falar mais sobre o assunto em outras colunas. Agradeço a visita e comentário. Cheers!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Compartilhe esta notícia

Mais postagens