Independente de você oferecer um produto ou um serviço, a primeira coisa que as pessoas verão, será a sua Identidade Visual.
A Identidade Visual é o conjunto de elementos gráficos que traduzem um produto ou serviço, transmitindo seu conceito e sua missão. É a união harmoniosa entre formas, desenhos, letras e cores que visam representar o que uma empresa oferece.
Muito além do logotipo, a Identidade Visual agrega valores e visão. Ela é responsável pelas sensações que desperta no público, portanto, precisa causar impacto, transmitir o significado e o conceito do negócio, passar credibilidade, fixar na mente das pessoas e promover a marca. É o look do negócio!
Ao observarmos uma Identidade Visual, o pré-conceito ou a primeira percepção, captam uma mensagem relativa ao que vemos. Nesse exato momento, mesmo que subliminarmente, nossa mente de forma muito rápida, elabora uma série de opiniões e tira conclusões a respeito, e isso precisa ser positivo para que tenhamos uma boa impressão. O mesmo acontece com as roupas que você veste, com seu estilo e o que as pessoas pensam sobre você à primeira vista.
A Identidade Visual é usada tanto nos canais digitais como sites, blogs ou redes sociais, quanto na mídia impressa, que vai desde o cartão de visitas à flyers, anúncios, outdoors, materiais promocionais, brindes e inclusive o layout dos pontos de venda.
Para criar uma Identidade Visual de sucesso e resultado, existem algumas etapas a seguir:
Briefing
No Briefing devem constar informações como o objetivo, a missão e o público, assim como os valores e a história do negócio. Relacione o máximo de informações sobre o seu produto, finalidades tangíveis e intangíveis. Especifique seu target e seu diferencial, relacione também suas vantagens e seus concorrentes. Esse briefing é essencial tanto para você organizar e definir claramente sua marca e seu branding, como para o profissional que vai criar a sua Identidade Visual, pois ele precisa estar conectado com o produto e todo o universo em torno dele, para saber como empregar a mensagem e comunicá-la de forma direta e objetiva. Quanto mais informações, melhor!
Um bom Profissional
Escolha um bom profissional ou uma agência capacitada para a criação da sua Identidade. Todo mundo já ouviu falar no famoso “sobrinho que mexe no computador”, e que até já virou meme. Ok, mas o fato é que sobrinhos à parte, você precisa contratar um profissional que além dos conhecimentos gráficos, tenha conhecimento de mercado, layout, linguagem visual, semiótica e psicologia das cores, simbologia, marketing e saiba comunicar. Se o sobrinho tiver todas essas habilidades, perfeito! Do contrário, busque mesmo por um profissional que possa dar direcionamento à marca, trabalhando o logotipo, a identidade e o branding.
Visão de Mercado
Procure observar o que o mercado oferece e o que o seu público gostaria de ver. Porém, observar o mercado nem sempre significa seguir a tendência de como ele está fazendo, e sim, talvez focar em algo que ele ainda não tenha feito, mas que poderia ser inovador e ousado. Novidades sempre são bem-vindas, desde que elas tenham senso e uma razão convincente. Por isso, é preciso muita pesquisa, mesmo para desenvolver um simples logotipo, sendo que para cada segmento existe um conjunto de elementos envolvendo paleta de cores, fontes, formas e diagramação, que realmente remetem a categoria do produto que você oferece. Ao analisar aos layouts que o profissional apresentará, procure imaginar esse produto no ponto de venda, ao lado do concorrente, ou se coloque no lugar do consumidor, mas busque uma visão mais ampla, inovadora e ousada para avaliar o visual,
A escolha do Nome
Escolha um nome de impacto, de fácil memorização, sonoridade e pronuncia. Um detalhe muito importante nesse momento, é certificar-se de que o nome escolhido está disponível para o uso, sem que outra marca do mesmo segmento esteja usando. Então, entre em contato com o “Registro de Marcas e Patentes” para fazer a consulta sobre o nome, e tenha sempre uma segunda opção para o caso da primeira não passar. Se o nome for aprovado, registre-o imediatamente para garantir que ninguém mais com a mesma ideia o faça, evitando futuras surpresas.
Slogan
O slogan é a frase curta e objetiva que resume o que a marca oferece. Muitas vezes se transforma no complemento e reforço do logotipo. Agrega valor, esclarece ao público as intenções da empresa, comunica de forma positiva e diferencia a marca em um mercado tão competitivo. Ele não precisa acompanhar o logotipo em todas as situações, mas é de extrema relevância que sua marca tenha uma frase de impacto.
Logotipo
O logotipo é a representação visual do seu produto ou serviço. Embora a Identidade Visual não seja apenas o logotipo, já que ela abrange todo o conceito e valor da empresa, ainda assim ele é o ponto de partida, após a definição do nome. O logotipo deve carregar cores, fonte e formas adequadas, simples e objetivas para ser facilmente identificado. Nesse momento, além das formas, o emprego da cor é fundamental, sendo que para cada segmento existe uma cor específica, pois cada cor tem um significado, o que chamamos de semiótica ou psicologia das cores:
Flexibilidade
Assim que finalizado o logotipo, defina suas variações, tanto de cor, e é onde entra a versão em preto e branco, como de diagramação, pois o logotipo precisa ter flexibilidade e fácil aplicação. É importante analisar como seriam as aplicações desse logotipo em vários meios e materiais, desde a sua inserção no visual de um site até a simples impressão ou bordado em um brinde. Sim! Pense grande! Seu logotipo precisa estar acessível e ter visibilidade em todo o tipo de aplicação. Existem diversas possibilidades na hora de divulgar, e é preciso marcar presença. Isso vale tanto para a mídia digital quanto impressa.
Manual de Identidade Visual
Quando a Identidade Visual é devidamente finalizada, é preciso reunir todas as informações sobre ela em um único lugar, para garantir que o padrão visual se mantenha. Para isso, é fundamental a confecção do Manual de Identidade Visual da Marca, que visa orientar o trabalho direcionando a aplicação correta da marca e sua identidade em várias situações, sem perder a estética e o padrão. No manual devem conter desde as informações institucionais como o conceito, a missão, a história, os valores e principalmente as informações visuais e técnicas, como paletas de cores, símbolos e seus significados, família tipográfica, desenhos, especificações detalhadas do logotipo e orientação sobre as aplicações do seu uso em negativo (preto e branco) ou em monocromia, em fundo colorido, em imagens e sobre diversos outros materiais. O Manual de Identidade Visual da Marca, deve determinar inclusive a cor que deve ser pintada nas paredes do estabelecimento, tamanho e layout da fachada, arte das placas, design e cores dos móveis entre outros detalhes do ponto de venda. Lembrando que nele devem estar inclusas as aplicações on-line e off-line.
É importante que sua Identidade Visual mantenha o padrão tanto no meio digital quanto no meio impresso. Dada a importância da marca estar presente em ambiente on e off-line, é necessário que ela tenha flexibilidade para se adequar e se adaptar às mudanças e necessidades sem perder a personalidade e a mensagem que carrega. Uma atenção especial para uma Identidade clara, objetiva e marcante nos sites e nas redes sociais, é fundamental para o momento em que o Marketing Digital está em seu auge.
Quando o público reconhece de imediato a sua marca e ao mesmo tempo sabe o que ela representa, você se torna muito mais do que apenas um nome e um símbolo, mas sim, a marca que conseguiu consolidar seu conceito e seu branding.
Faça com que a sua Identidade Visual estimule e desperte a curiosidade do público em geral!
Por Kacau
Imagem de Capa – Freepik
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