Foto: Divulgação/Microsoft
A preservação ambiental, a sustentabilidade, o consumo consciente e tudo o que for ecologicamente correto são tendências que vieram para ficar, e toda a empresa, marca ou pessoa física que adotar essas tendências, estará trabalhando com marketing verde.
O Marketing verde, também conhecido como marketing ambiental e ecomarketing, é uma estratégia focada em ações que visam a proteção, a preservação e os benefícios do meio ambiente.
Essas ações fazem parte da fabricação, conceito, consumo e logística reversa, onde empresa, marca e consumidor agem conscientes e em conjunto.
Hoje, grandes empresas, marcas e pessoas já estão buscando por recursos sustentáveis ou de conscientização ambiental, prometendo uma revolução em conceitos, produtos, embalagens e logística, já que o público também se mostra bem exigente em relação a isso, dando preferência para as marcas que assumem a postura eco-fliendly.
Então, vamos começar falando sobre uma inovação em embalagens.
Para reduzir o plástico e trazer mais sustentabilidade no processo de lavagem das roupas, a Unilever anunciou que o Brasil será o primeiro país a ter uma embalagem feita com papel reciclado para o sabão líquido da marca OMO, que com a nova embalagem, segue com o movimento OMO por um futuro mais limpo.
Trata-se de uma garrafa feita de celulose sustentável que também pode ser reciclada posteriormente. Por dentro, a embalagem é revestida por um material patenteado para reter o líquido.
A embalagem deve chegar ainda no primeiro semestre de 2022, porém, bem antes dessa inovação, em 2018, o OMO já havia lançado também uma garrafa feita com plástico resgatado do litoral brasileiro.
Graças às ações de incentivo pela economia circular, a marca dispensou mais de quinhentas toneladas de plástico virgem que seriam usados por ano, para usar o plástico coletado do litoral brasileiro, em uma edição especial para as garrafas do OMO Multiação.
A coleta proporcionou à Unilever, 25% de plástico reutilizado em suas embalagens até 2025, e todos os produtos da marca fabricados com o material reciclado contém um selo para que o consumidor identifique a ação e saiba que está fazendo parte da mesma.
Ainda no contexto dos produtos líquidos que buscam pela inovação das garrafas de papel reciclado, em fase de testes estão a Absolut Vodka, Adez da Coca-Cola, amaciante de roupas da P&G e o Whisky Johnnie Walker.
E não são apenas as garrafas que estão reutilizando o plástico coletado do litoral, a Microsoft lançou o Ocean Plastic, um mouse ecologicamente correto, produzido com 20% de plástico reciclado, coletado dos oceanos.
Uma excelente aquisição para a empresa que se comprometeu em zerar o desperdício até 2030. O produto conecta via Bluetooth com um alcance sem fio de até 10 metros, e sua embalagem é 100% reciclável.
Mas, do produto e embalagem reciclado para as grifes mais caras do mundo, pensando no respeito e na preservação dos animais, a Dolce & Gabbana, para surpresa de muitos de seus consumidores, anunciou que esse ano vai abandonar o uso de peles de animais em todas as suas coleções, substituindo-as por peles artificiais e ainda assim ecologicamente corretas.
Além da D&G, outras marcas como Armani, Gucci e Prada também vão aderir ao movimento liderado pela Fur Free Alliance, uma rede que defende os direitos dos animais pelo mundo inteiro.
Já no segmento esportivo, o Brasil já tem o primeiro tênis feito com tecido sustentável, obtido pela reciclagem de garrafas PET, lançado pela marca Penalty, o Max 1000 EcoKnit.
Além de sustentável, o calçado conta com a tecnologia Ecoknit, que garante conforto e ventilação aos pés, além das tecnologias stabilizer, garantindo a estabilidade e firmeza na pisada, e a Molix 360 que potencializa o movimento de flexão, resultando em um calçado que garante o controle total e domínio da bola durante o jogo.
Sem contar que a marca já havia lançado uma bola sustentável com tecido ecológico e certificada pela FIFA, a S11 Ecoknit, a primeira bola de futebol profissional do mundo, feita com a reciclagem de garrafas PET.
Mas falando em recursos renováveis, há um segmento que se destaca quando o assunto são resíduos descartados. Estamos falando do segmento fast food, que também está à frente nas buscas por alternativas sustentáveis.
A rede Burger King por exemplo, anunciou um projeto piloto para reduzir o desperdício e a produção de lixo, onde as embalagens dos copos possam ser retornáveis e usadas continuamente.
O projeto funciona da seguinte forma: o cliente paga uma taxa no momento da compra do lanche, e ao devolver a embalagem após o consumo, é reembolsado.
Essa embalagem é enviada para o Loop, serviço de embalagem circular da TerraCycle, empresa líder em soluções para resíduos de difícil reciclabilidade, onde as embalagens em boas condições são limpas, esterilizadas e devolvidas para o reúso.
Esse projeto começou a ser testado no ano passado em algumas lojas de Tóquio e Nova York, e a ideia é encontrar um material resistente e de boa qualidade que possa ser reutilizado pelo menos 100 vezes.
O Burger King assumiu algumas metas de sustentabilidade e pretende reciclar todas as suas embalagens até 2025, pelo menos na América do Norte, sendo que dentro desse mesmo período, todas as suas embalagens também devem provir de fontes recicláveis e com certificação.
E para não ficar de fora, a rede McDonald’s também já iniciou seus testes de reutilização dos copos em parceria com o Loop.
Enquanto isso, no transporte, a PepsiCo está mesmo investindo em sustentabilidade. Além de renovar toda a sua frota para veículos elétricos, está produzindo os baús das carretas com material reciclado de seus próprios produtos.
Para cada baú, são usados cerca de 750 pacotes de salgadinhos, mais 370 garrafas PET, somando um total de 5 toneladas de plástico. Esse processo resultará na redução de 40% de gases do efeito estufa produzidos pela marca através deste recursos renováveis.
E já que estamos falando em carretas, não podemos deixar de citar o Mercado Livre, que ano passado expandiu sua frota de caminhões com carretas sustentáveis.
Foram adicionados 46 veículos movidos a gás biometano e gás natural veicular, para os veículos que fazem as entregas do marketplace. Essas carretas emitem menos gases poluentes e minimizam o impacto ambiental.
A princípio, a frota sustentável está percorrendo as regiões Sul e Sudeste do Brasil, e na sequência deve seguir para todos os cantos do país, colaborando para uma logística mais verde na América Latina, segundo a empresa.
Porém, a prova maior de consciência e de que o marketing verde não está apenas relacionado à produtos e sim à comportamento e atitudes, o mundo musical já começou a se manifestar em prol da causa.
Para alegria dos fãs, a banda britânica Coldplay anunciou que sua próxima turnê mundial em 2022, será a mais sustentável possível.
O grupo adotou um planejamento que conta com uma série de medidas que visam minimizar o impacto ambiental das apresentações, até porque nós últimos dois anos, a banda se recusou a fazer alguns shows por razões ambientais.
A turnê vai se chamar “Music Of The Spheres” e visa um propósito de conscientização ambiental.
Para isso, maior parte da energia que será utilizada nos shows será gerada por painéis solares e baterias sustentáveis. Mas mais interessante e inovador é que público também vai entrar no clima e colaborar gerando energia limpa para o evento, através de bicicletas ergométricas que serão espalhadas pelo local, possibilitando uma diversão a mais e também através do piso que será cinético, para que o impacto do público também produza mais energia.
Os aviões utilizados pela banda serão movidos por um combustível feito com materiais residuais e renováveis. As pulseiras coloridas serão feitas de materiais compostáveis. Os confetes serão biodegradáveis e os copos serão de alumínio, e para cada ingresso vendido, uma árvore será plantada.
A alimentação vendida nos shows será fornecida por comerciantes locais ou terão preferência os alimentos produzidas através de agricultura regenerativa, que regenera o solo, aumenta a biodiversidade e melhora o ecossistema.
A turnê mundial começa em março, e será finalizado em setembro, no Rio de Janeiro.
O fato é que a consciência ambiental deve começar desde cedo na vida de uma pessoal, através de informação e pequenas atitudes, e foi pensado nisso e no público infantil, que o desenhista e escritor Mauricio de Sousa, lançou um livro um pouco diferente, sem a presença da Mônica e de seus demais personagens.
O livro chamado “Sou um Rio”, tem o objetivo de convidar as crianças para uma reflexão ambiental com uma linguagem prática, colorida e poética.
O livro narra toda a história de um rio, desde o seu nascimento à passagem por algumas cidades onde começa a poluição.
O autor visa conscientizar as crianças da importância que o meio ambiente representa em suas vidas, e do quanto é importante zelar pela preservação do mesmo, através de atitudes simples que eles mesmos podem começar a praticar desde cedo.
Há especulações de que o livrinho também seja lançado em filme, já que os vídeos são uma das grandes tendências do momento e de fácil acesso à esse público.
A verdade é que devemos ter a ciência de que praticar o marketing verde, não se trata apenas de lançarmos estratégias em busca de lucro ou reconhecimento, mas sim, trata-se de responsabilidade social.
É preciso zelarmos pelo meio ambiente e por todos os recursos que ele nos oferece, independente de sermos marca ou consumidor. Buscar pela sustentabilidade e consumir de modo consciente, é garantir os recursos do futuro e acima de tudo, um dever de todos.
Por Kacau
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