Kacau: As Embalagens como Estratégias de Marketing

Foto de Capa: Divulgação/Instagram/@vinhocampolargo

Assim como nós nos preocupamos com a nossa aparência para mostrar quem somos e causar boa impressão, as embalagens fazem o mesmo pelos produtos.

Não só para embalar e proteger o produto, a embalagem é o primeiro impacto, o primeiro contato que o produto tem com o consumidor. Ela precisa transmitir a mensagem visual do que o produto oferece, de forma atrativa e convincente.

O visual de uma embalagem pode influenciar na decisão de compra quando ela desperta no consumidor a sensação de confiança, segurança e valor.

E para que essa decisão de compra seja positiva, as embalagens devem seguir algumas tendências, que na verdade se tornam estratégias de marketing para conquistar o público:

Compactação
Embalagens compactas que otimizam espaço tem ganhado mercado e o gosto do consumidor. Esse tipo de embalagem facilita o transporte, a funcionalidade e a praticidade no consumo.

Sustentabilidade
A sustentabilidade é uma tendência que veio para ficar em todos os segmentos. O consumidor moderno está cada vez mais inserindo ações sustentáveis em sua rotina, e por isso também busca por marcas que usem recursos sustentáveis, desde o processo da fabricação do produto ao planejamento de sua embalagem.

Embalagens sustentáveis tem sido as “queridinhas” do consumidor, pois agregam valor ao produto e trabalham o institucional da marca com credibilidade e responsabilidade social.

Clareza nas informações
A embalagem deve se comunicar com o consumidor de modo acessível, transmitindo através de texto, imagem, sensorial ou formato, o que o produto oferece sem deixar dúvidas. Abordar uma linguagem objetiva com as devidas e necessárias informações em harmonia com o design é e deve ser uma das estratégias básicas.

Respeito ao consumidor
O consumidor moderno sabe o que quer, conhece a concorrência, faz comparações e sabe valorizar um produto pela embalagem. Além disso, hoje, boa parte dos consumidores leem o rótulo, identificam facilmente a finalidade do produto, estão atentos às irregularidades e verificam a validade ou a garantia do que compram.

Existem informações obrigatórias que devem constar em cada embalagem, de acordo com a legislação de cada segmento, mas hoje, o consumidor valoriza ainda mais a embalagem que contém informações extras do produto.

Embalagem segura
Uma embalagem segura tem qualidade, é mais resistente e garante a integridade do produto para que este chegue intacto ao consumidor. Ela é higiênica e evita contaminações, oferece ao consumidor conforto no manuseio e no uso do produto com total praticidade, para que não hajam danos, desperdício e principalmente nenhum risco ao consumidor.

Toda a embalagem, independente do seu material ou do produto que ela vai embalar, deve passar por testes de compatibilidade e manuseio, para que ela se mantenha intacta não apenas no ponto de venda, mas também no transporte, logística e durante o período de uso, garantindo a integridade do produto e a segurança do consumidor, além de evitar prejuízos.

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Visto isso, existem também alguns elementos que caracterizam diferentes tipos de embalagens de acordo com seu segmento.

O formato, a psicologia das cores, o material da embalagem (plásticos, vidros, metais papéis ou tecidos), sensoriais como aromas e texturas, tamanho e design, estão relacionados à significados importantes que representam cada um destes segmentos, sejam alimentos, produtos de higiene e limpeza, cosméticos, bebidas, medicamentos entre outros, e a combinação destes elementos resultam em uma identidade completa que faz a abordagem visual.

Isso explica o porquê identificamos facilmente alguns produtos pelo seu formato ou cor. Mesmo à distância, conseguimos reconhecê-los pois já possuem uma identidade própria que padroniza aquela determinada categoria, como por exemplo, os frascos de ketchup, mostarda, e a própria Coca-Cola, cujas embalagens apresentam cores e formas inconfundíveis que representam o produto.

Porém, isso não é uma regra e algumas marcas já ousam com embalagens totalmente atípicas na estratégia de instigar a curiosidade do consumidor com algo bem diferente.

Algumas embalagens fogem à regra inovando no armazenamento dos produtos com formatos e materiais diferentes, mostrando o quanto novas ideias podem trazer praticidade e um excelente condicionamento, como foi o caso dos Vinhos Campo Largo e da Farofa Pratic Leve.

Foto: zanlorenzi.com.br

A Campo Largo, lançau o Vinho Tinto Suave em embalagem PET, como uma versão mais econômica e mais voltada ao público jovem, com um visual moderno e bem colorido, diferente do que o segmento considera padrão, e assim conquistando novos públicos.

E quem disse que farofa tem que ser embalada no pacote? A Pratic Leve provou que guardar o produto em garrafa PET pode ser mais prático e econômico, além de evitar o desperdício do produto, mantendo inclusive a crocância por mais tempo, tanto que esse apelo toma conta do rótulo frontal.

Foto: Divulgação/Instagram/@packagingthinking

Por outro lado, algumas marcas acabam criando uma embalagem de visual tão forte, que mudar radicalmente pode ocasionar a perda da identidade. Por isso, ao longo dos anos fazem apenas pequenos ajustes e algumas atualizações, mantendo o padrão, as cores e o formato, como é o caso da Maizena, que se consolidou no mercado com a caixinha amarela e uma arte vintage em preto com detalhe em vermelho.

Foto: Mundo das Marcas

O visual se fortaleceu tanto no mercado, que qualquer outro produto do gênero que usar as mesmas características, pode ser autuado por violar o Trade Dress, que nada mais é do que a característica visual original e específica daquele produto, sua roupagem genuína, e violar o Trade Dress trata-se de usar essa roupagem ou até mesmo nomes semelhantes aos dos concorrentes para pegar carona em sua identidade de sucesso, o que pode ocasionar sérios problemas.

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No quesito criatividade, algumas embalagens destacam-se pela simplicidade genial, como é o caso das embalagens exclusivas feitas especialmente para os molhos de pimenta Nongfu Wangtian, representados por uma embalagem alegre, ao mesmo tempo clean e que chama a atenção pela ilustração gráfica com um excelente emprego das cores.

Foto: Divulgação: ifdesign.com

Já quando o foco é a sustentabilidade, inovações não faltam, principalmente no que dizem respeito às embalagens.

A Unilever lançou para a marca Dove nos EUA, um sabonete corporal em garrafa de alumínio reutilizável. Segundo a empresa, a embalagem refil utiliza metade do plástico de um frasco rígido no tamanho standard.

Foto: Cosmetic Innovation

Vale lembrar que todo o produto que investe em sustentabilidade, está aplicando estratégias do Marketing Verde, assunto da matéria Confira os cases de marketing verde que vão transformar o mercado e o consumidor , onde você pode ler sobre alguns outros cases sustentáveis.

E ainda em uma pegada de responsabilidade social, a pandemia da COVID-19 fez com que um produto apelasse para a embalagem com propósitos de ações de marketing social. O Sal Cisne criou um novo visual à sua embalagem, homenageando os profissionais que trabalharam na linha de frente contra o coronavírus.

Foto: Divulgação/Instagram/@packagingthinking

Parte da renda arrecadada com as vendas do sal, foi destinada à doação de cestas básicas na campanha SESI CIDADANIA DE COMBATE A FOME, destinada à famílias afetadas pela crise. Os “Saleiros das Profissões” também foram vendidos em kits, e a cada 8 kits vendidos, duas cestas eram doadas, sendo que a meta do projeto foi de 200 cestas até o fim de outubro de 2021.

Em resumo, uma embalagem bem projetada é o reflexo da qualidade, serviço e valor que o produto oferece, ao mesmo tempo em que ela proporciona uma conexão melhorando a experiência que o consumidor tem com a marca, por isso ela sempre será uma das ferramentas estratégicas de marketing.

Sem contar que hoje, uma embalagem bem elaborada e inovadora com um design único, se torna o objeto ideal para a realização do social branding, ou seja, para as diversas ações da marca nas redes sociais.

Sabemos que investir em embalagem nem sempre é uma tarefa barata ou de fácil acesso à todas as empresas, principalmente pelo fato de que muitos insumos ainda vem da China e algumas exclusividades exigem investimentos altos, mas ainda assim, investir em embalagem é investir no produto e no consumidor agregando valor à marca.

Por Kacau

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