Foto de Capa: Divulgação/Instagram/@vinhocampolargo
Assim como nós nos preocupamos com a nossa aparência para mostrar quem somos e causar boa impressão, as embalagens fazem o mesmo pelos produtos.
Não só para embalar e proteger o produto, a embalagem é o primeiro impacto, o primeiro contato que o produto tem com o consumidor. Ela precisa transmitir a mensagem visual do que o produto oferece, de forma atrativa e convincente.
O visual de uma embalagem pode influenciar na decisão de compra quando ela desperta no consumidor a sensação de confiança, segurança e valor.
E para que essa decisão de compra seja positiva, as embalagens devem seguir algumas tendências, que na verdade se tornam estratégias de marketing para conquistar o público:
Compactação
Embalagens compactas que otimizam espaço tem ganhado mercado e o gosto do consumidor. Esse tipo de embalagem facilita o transporte, a funcionalidade e a praticidade no consumo.
Sustentabilidade
A sustentabilidade é uma tendência que veio para ficar em todos os segmentos. O consumidor moderno está cada vez mais inserindo ações sustentáveis em sua rotina, e por isso também busca por marcas que usem recursos sustentáveis, desde o processo da fabricação do produto ao planejamento de sua embalagem.
Embalagens sustentáveis tem sido as “queridinhas” do consumidor, pois agregam valor ao produto e trabalham o institucional da marca com credibilidade e responsabilidade social.
Clareza nas informações
A embalagem deve se comunicar com o consumidor de modo acessível, transmitindo através de texto, imagem, sensorial ou formato, o que o produto oferece sem deixar dúvidas. Abordar uma linguagem objetiva com as devidas e necessárias informações em harmonia com o design é e deve ser uma das estratégias básicas.
Respeito ao consumidor
O consumidor moderno sabe o que quer, conhece a concorrência, faz comparações e sabe valorizar um produto pela embalagem. Além disso, hoje, boa parte dos consumidores leem o rótulo, identificam facilmente a finalidade do produto, estão atentos às irregularidades e verificam a validade ou a garantia do que compram.
Existem informações obrigatórias que devem constar em cada embalagem, de acordo com a legislação de cada segmento, mas hoje, o consumidor valoriza ainda mais a embalagem que contém informações extras do produto.
Embalagem segura
Uma embalagem segura tem qualidade, é mais resistente e garante a integridade do produto para que este chegue intacto ao consumidor. Ela é higiênica e evita contaminações, oferece ao consumidor conforto no manuseio e no uso do produto com total praticidade, para que não hajam danos, desperdício e principalmente nenhum risco ao consumidor.
Toda a embalagem, independente do seu material ou do produto que ela vai embalar, deve passar por testes de compatibilidade e manuseio, para que ela se mantenha intacta não apenas no ponto de venda, mas também no transporte, logística e durante o período de uso, garantindo a integridade do produto e a segurança do consumidor, além de evitar prejuízos.
Visto isso, existem também alguns elementos que caracterizam diferentes tipos de embalagens de acordo com seu segmento.
O formato, a psicologia das cores, o material da embalagem (plásticos, vidros, metais papéis ou tecidos), sensoriais como aromas e texturas, tamanho e design, estão relacionados à significados importantes que representam cada um destes segmentos, sejam alimentos, produtos de higiene e limpeza, cosméticos, bebidas, medicamentos entre outros, e a combinação destes elementos resultam em uma identidade completa que faz a abordagem visual.
Isso explica o porquê identificamos facilmente alguns produtos pelo seu formato ou cor. Mesmo à distância, conseguimos reconhecê-los pois já possuem uma identidade própria que padroniza aquela determinada categoria, como por exemplo, os frascos de ketchup, mostarda, e a própria Coca-Cola, cujas embalagens apresentam cores e formas inconfundíveis que representam o produto.
Porém, isso não é uma regra e algumas marcas já ousam com embalagens totalmente atípicas na estratégia de instigar a curiosidade do consumidor com algo bem diferente.
Algumas embalagens fogem à regra inovando no armazenamento dos produtos com formatos e materiais diferentes, mostrando o quanto novas ideias podem trazer praticidade e um excelente condicionamento, como foi o caso dos Vinhos Campo Largo e da Farofa Pratic Leve.
A Campo Largo, lançau o Vinho Tinto Suave em embalagem PET, como uma versão mais econômica e mais voltada ao público jovem, com um visual moderno e bem colorido, diferente do que o segmento considera padrão, e assim conquistando novos públicos.
E quem disse que farofa tem que ser embalada no pacote? A Pratic Leve provou que guardar o produto em garrafa PET pode ser mais prático e econômico, além de evitar o desperdício do produto, mantendo inclusive a crocância por mais tempo, tanto que esse apelo toma conta do rótulo frontal.
Por outro lado, algumas marcas acabam criando uma embalagem de visual tão forte, que mudar radicalmente pode ocasionar a perda da identidade. Por isso, ao longo dos anos fazem apenas pequenos ajustes e algumas atualizações, mantendo o padrão, as cores e o formato, como é o caso da Maizena, que se consolidou no mercado com a caixinha amarela e uma arte vintage em preto com detalhe em vermelho.
O visual se fortaleceu tanto no mercado, que qualquer outro produto do gênero que usar as mesmas características, pode ser autuado por violar o Trade Dress, que nada mais é do que a característica visual original e específica daquele produto, sua roupagem genuína, e violar o Trade Dress trata-se de usar essa roupagem ou até mesmo nomes semelhantes aos dos concorrentes para pegar carona em sua identidade de sucesso, o que pode ocasionar sérios problemas.
No quesito criatividade, algumas embalagens destacam-se pela simplicidade genial, como é o caso das embalagens exclusivas feitas especialmente para os molhos de pimenta Nongfu Wangtian, representados por uma embalagem alegre, ao mesmo tempo clean e que chama a atenção pela ilustração gráfica com um excelente emprego das cores.
Já quando o foco é a sustentabilidade, inovações não faltam, principalmente no que dizem respeito às embalagens.
A Unilever lançou para a marca Dove nos EUA, um sabonete corporal em garrafa de alumínio reutilizável. Segundo a empresa, a embalagem refil utiliza metade do plástico de um frasco rígido no tamanho standard.
Vale lembrar que todo o produto que investe em sustentabilidade, está aplicando estratégias do Marketing Verde, assunto da matéria Confira os cases de marketing verde que vão transformar o mercado e o consumidor , onde você pode ler sobre alguns outros cases sustentáveis.
E ainda em uma pegada de responsabilidade social, a pandemia da COVID-19 fez com que um produto apelasse para a embalagem com propósitos de ações de marketing social. O Sal Cisne criou um novo visual à sua embalagem, homenageando os profissionais que trabalharam na linha de frente contra o coronavírus.
Parte da renda arrecadada com as vendas do sal, foi destinada à doação de cestas básicas na campanha SESI CIDADANIA DE COMBATE A FOME, destinada à famílias afetadas pela crise. Os “Saleiros das Profissões” também foram vendidos em kits, e a cada 8 kits vendidos, duas cestas eram doadas, sendo que a meta do projeto foi de 200 cestas até o fim de outubro de 2021.
Em resumo, uma embalagem bem projetada é o reflexo da qualidade, serviço e valor que o produto oferece, ao mesmo tempo em que ela proporciona uma conexão melhorando a experiência que o consumidor tem com a marca, por isso ela sempre será uma das ferramentas estratégicas de marketing.
Sem contar que hoje, uma embalagem bem elaborada e inovadora com um design único, se torna o objeto ideal para a realização do social branding, ou seja, para as diversas ações da marca nas redes sociais.
Sabemos que investir em embalagem nem sempre é uma tarefa barata ou de fácil acesso à todas as empresas, principalmente pelo fato de que muitos insumos ainda vem da China e algumas exclusividades exigem investimentos altos, mas ainda assim, investir em embalagem é investir no produto e no consumidor agregando valor à marca.
Por Kacau
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