As marcas estão o tempo todo mirando o seu foco para públicos específicos e ao mesmo tempo tentando atrair a atenção de novos consumidores, e nesse caso, estamos realmente falando dos mais novos consumidores do mercado, a geração alpha.
Nascidos a partir do ano de 2010, eles fazem parte da geração mais novata e que continuará sendo formada por nascidos até o ano de 2025.
Se fizermos os cálculos, os veteranos dessa geração tem hoje cerca de 12 anos, correspondem a um público que frequenta a escola, não estão no mercado de trabalho e basicamente ainda vivem com os pais. Porém, já estão na mira das grandes marcas pois mesmo sem a independência financeira, também são consumidores de produtos e serviços e já demonstram claramente suas preferências, tendências, opiniões e características bem típicas.
Quais as principais características do consumidor alpha?
A geração alpha é uma geração totalmente digital, formada por crianças que estão crescendo com smatphones e tablets nas mãos e parece que já vieram com o gene tecnológico, pois é impressionante a rapidez com a qual aprendem a lidar nestes aparelhos.
Esse acesso ao mundo digital oferecendo tamanha variedade de estímulos sensoriais os torna mais inteligentes, mais ágeis, habilidosos, criativos e rápidos na solução de problemas.
Por outro lado, esse mesmo acesso vindo através de diversos meios se transformam em um bombardeio de informações que sobrecarregam o raciocínio podendo causar a falta de concentração.
Essa geração é composta basicamente por crianças que mesmo sem a independência financeira, consomem. Através da renda dos pais eles são consumidores de um mercado bem segmentado de produtos e serviços desenvolvidos exclusivamente para eles ou em versões especiais.
São consumidores dos serviços digitais, das redes sociais para aqueles que tem mais liberdade e autorização dos pais para criar um perfil. Consomem vídeos e áudios via streaming e ao mesmo tempo, usuários assíduos dos comandos de voz pela praticidade e conforto.
O consumo desta geração pelos recursos de voz tem crescido, dados da Global Web Index apontam um crescimento de 12% na busca das crianças pelos podcasts, despertando a necessidade de canais exclusivos só para os pequenos.
Por essas razões, as marcas estão estudando seu comportamento, opinião e preferências para investir em produtos e serviços cada vez mais direcionados e ganhar sua fidelidade desde cedo.
De acordo com dados publicados pela Wunderman Thompson Commerce, empresa de consultoria global especializada em tecnologia, a geração alpha exige rapidez e praticidade. Para eles, tudo é para hoje!
A pesquisa revela que para as compras on-line, por exemplo, dois dias é o prazo máximo considerado para receber alguma entrega, e esse é um dos fatores aos quais as marcas devem se atentar, pois o prazo da entrega vai determinar onde a geração alpha vai fidelizar suas compras.
Mas a pesquisa revela que apesar de ser uma geração digital, 75% do público ainda prefere ir até a loja ou supermercado com os pais fazer suas compras e interagir no espaço físico, inclusive com as pessoas, mas assumem que daqui há uns 10 anos a compra on-line será a preferência.
A geração alpha tem pensamento independente e também empatia, valoriza a ética e veste causas como a inclusão social, a sustentabilidade e o consumo consciente.
Dados da pesquisa revelaram que 63% entre 4 mil entrevistados, gostariam de trabalhar em uma empresa que se preocupa com o planeta, e 66% gostam de consumir produtos e serviços de marcas que vestem a mesma causa.
Esta geração se inspira nos influencers do TikTok e YouTube. Eis aí uma dica e um ponto importante para a atenção das marcas, mas para a atenção e alerta dos pais também.
Ao mesmo tempo, é uma geração que não se contenta apenas em receber e absorver informações mas também em criar suas próprias opiniões, interagindo com as fontes no processo do aprendizado.
Para eles, colocar a mão na massa é fundamental pois reconhecem que o melhor aprendizado vem da experiência e não apenas da teoria.
Mas até que ponto é saudável crescer em um ambiente totalmente tecnológico e digital?
O fato é que temos na geração alpha uma geração beneficiada pela tecnologia e seus recursos, mas ao mesmo tempo uma geração refém de tudo isso, ainda se moldando às mudanças ocasionadas por uma pandemia e por incrível que pareça, sem muita liberdade e privada de muitos prazeres que a tecnologia não os permite conhecer.
Basta comparar a infância de um Baby Boomer ou de um Millenial com a infância de um alpha. Os tempos mudaram muito. O avanço e os recursos tecnológicos trouxeram novos progressos mas perigos também, o cuidado de hoje é redobrado em tudo o que fazemos, e esse é um fator que as marcas priorizam quando ressaltam a segurança de seus produtos e serviços.
Família e escola acabam disputando um papel muito importante para a educação e crescimento dessa geração a fim de que ela construa um futuro com propósito e consciência.
Com certeza há uma necessidade de readaptação e mudanças nos formatos educacionais do processo evolutivo dessa geração. Hoje, se faz necessária uma realidade híbrida com atividades digitais e manuais, do contato virtual mas também do presencial.
O futuro da geração alpha está nas mãos da tecnologia, por isso é preciso mostrar a ela a importância de continuar criando laços afetivos, memórias, experiências com o mundo real, despertando nela as emoções reais e estimulando a vida longe das telas também, com mais saúde mental e menos dependência virtual.
Vale lembrar que pode estar aí uma grande sacada de marketing para as marcas que também abraçarem essa missão como um desafio, adotando isso tudo como uma estratégia que se bem planejada e sucedida, pode fidelizar esse novo consumidor e seus novos valores.
Por Kacau
Imagem de Capa: Pixabay
**O conteúdo e informação publicados são de responsabilidade exclusiva do colunista e não expressam necessariamente a opinião deste site.