Acontecimentos importantes trazem mudanças e transformações, e tudo isso faz com que o Marketing e a Comunicação acompanhem o processo evoluindo constantemente.
Essas transformações ocorrem para suprir algo necessário, e convenhamos, 2020 chegou com uma pandemia que promoveu inúmeras necessidades. Tais necessidades deram origem a um novo jeito de viver que revolucionou formatos, negócios, a maneira de comunicar, de anunciar, de interagir com o público e também no convívio social.
Nossa realidade mudou em vários aspectos, pois o lockdown decretou as novas regras por um bom tempo. Mas, apesar do distanciamento, do isolamento, e do que muitos declararam como uma “parada geral”, o mundo não parou, ele se reinventou, se obrigou a seguir de forma diferente.
É fato que o susto e o impacto da pandemia nos fizeram dar uma pausa, mas algo ainda nos manteve conectados e na ativa para evitar o colapso maior, e isso só foi possível graças à tecnologia, que de forma muito criativa e inovadora, trouxe soluções para um momento tão difícil.
Mediante essa nova realidade, repleta de restrições, foi o momento de mais uma vez rever as estratégias de Comunicação e de Marketing, e em plena transformação tecnológica, ambos não poderiam ter se aliado à recurso melhor, e foi assim que o Marketing 5.0 ganhou força.
O Marketing 5.0 é a junção da inteligência humana com a artificial. Ele começou a surgir a partir do momento em que as estratégias de marketing precisaram se adaptar às mudanças promovidas pelas inovações tecnológicas, mas disparou com os desafios da pandemia da COVID-19.
Tamanha foi sua relevância à humanidade com esse último acontecimento, que seguindo a evolução tradicional desde a versão 1.0, o Marketing 5.0 foi lançado em um livro chamado “Technology for Humanity”, por Philip Kotler, Hermawan Kartajaya e Iwan Setiawan, neste ano de 2021.
Segundo eles, o Marketing 5.0, são as estratégias que vieram para se unir à tecnologia, com o objetivo de superar as dificuldades e desafios da pandemia, deixando claro que não se tratam apenas de soluções para o momento, mas sim, estratégias que deram certo e que podem continuar funcionando muito bem, tal como a inteligência artificial, que no Marketing 5.0 passa a ser vista como a união perfeita à inteligência humana, ou seja, o casamento entre a criatividade e a análise de dados.
Como alguns dos tópicos principais do livro e que caracterizam o Marketing 5.0, estão presentes cinco estratégias:
- Marketing com Base em Dados, que consiste na busca e análise do maior número de informações possíveis, para que as decisões tomadas sejam as decisões corretas.
- Marketing Preditivo, baseado nas análises das ações de marketing feitas antecipadamente para prever seus resultados no mercado.
- Marketing Contextual, totalmente associado à inteligência artificial, incluindo recursos de reconhecimento facial, rastreadores de movimento, reconhecimento de voz, sensores diversos e impressoras 3D.
- Marketing Aumentado, tem por objetivo deixar a automação fazer o trabalho inicial, logo após se unir ao trabalho humano em um nível mais intermediário, e por fim, permitir que a ação humana e mais cara, possa finalizar o processo com o cliente.
- Marketing Ágil, inspirado nos processos de desenvolvimento utilizados na área tecnológica, que consistem em uma estratégia objetiva e acelerada. O processo é dividido em pequenas etapas para ser avaliado cuidadosamente promovendo melhorias e eliminando falhas.
Percebe-se aí o objetivo de uma busca pela perfeição, e nem daria para esperar menos, afinal, estamos falando em inteligência tecnológica.
De forma geral, o Marketing 5.0 abrange um contato digital mais presente, mais amplo e ativo, uma maior flexibilidade de acesso e compartilhamento de dados e também uma maior precisão na captação de informações, perfis e comportamento.
Toda essa realidade do Marketing 5.0, é uma forma de solucionar problemas, estreitando procedimentos, relações e facilitando os mesmos com todo o suporte da mais alta tecnologia.
O novo formato de negócios e de trabalho já adaptados à essa nova versão, fez com que empresas redescobrissem uma forma inovadora de trabalhar e de se relacionar com os clientes e colaboradores.
A inteligência artificial acelerou a transformação digital, os modelos de negócios e consequentemente deu origem a um novo consumidor, e nós somos esse novo consumidor e estamos vivendo essa realidade. Já conversamos com robôs várias vezes, basta fornecermos nossos dados e resolvemos tudo pelo celular. Solicitamos serviços por um simples comando de voz, basta um toque com nossa digital para o acesso permitido, é tudo muito tecnológico, e as empresas estão cada vez mais automatizadas.
É nítida a invasão tecnológica em nossas vidas, ao mesmo tempo em que a inteligência artificial até nos assusta em alguns momentos, mas a tendência é que isso seja cada vez mais “normal”.
Enfim, precisamos ter sabedoria para usufruir de tudo isso de forma positiva, focando nas soluções imediatas e nos melhores resultados possíveis, porém, sem nos anularmos, pois somos humanos, e estamos apenas em busca de recursos que facilitem nossas vidas, mas que jamais nos substituam.
Kacau
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