Outubro foi escolhido como o mês dedicado à mobilização pela detecção precoce do câncer de mama.
Comemorado em todo o mundo, o Outubro Rosa é celebrado anualmente com o objetivo de compartilhar informações sobre o câncer de mama, promover a conscientização sobre a doença, proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade.
Só no Brasil, são esperados para 2016, segundo o INCA (Instituto Nacional de Cancêr José de Alencar Gomes da Silva), 57.980 novos casos de câncer de mama.
Por esse motivo, é importantíssimo que todas as mulheres façam o autoexame todos os meses, uma semana após o término da menstruação, a fim de perceber alterações nas mamas, como nódulos (caroços), abaulamentos ou retrações da pele e do bico do seio, e secreções dos mamilos.
Veja só como realizar o autoexame:
Lembrando que 80% dos nódulos mamários são benignos e uma pequena porcentagem das secreções está relacionada ao câncer. Portanto, o autoexame não substitui a visita ao ginecologista ou mastologista.
Outro exame fundamental na prevenção e detecção precoce do câncer de mama é a mamografia. Ainda segundo o INCA, para as mulheres de 50 a 69 anos é recomendada a realização de uma mamografia de rastreamento (quando não há nem sinais e nem sintomas) a cada dois anos. O importante é ficar atento à recomendação do seu médico, que levará em conta os casos familiares e o resultado da palpação.
Uma notícia boa é que o Sistema Único de Saúde (SUS) garante a oferta gratuita de exame de mamografia para as mulheres brasileiras em todas as faixas etárias.
E, melhor ainda, dá pra prevenir! Cerca de 30% dos casos de câncer de mama podem ser evitados com a adoção de hábitos saudáveis como:
- praticar atividade física regularmente
- alimentar-se de forma saudável
- manter o peso corporal adequado
- evitar o consumo de bebidas alcoólicas
- AMAMENTAR
E é neste momento, e antes dele, que você pode contar com o suporte da Consultoria Materna 100Segredos. Muitas mães desistem de amamentar seus filhos por alguma dificuldade ou por falta de estimulação.
Acredito que agora você teve uma estimulação perfeita, certo?!
Previna-se e ajude a espalhar essas informações.
Uma resposta