Você sabia que existe um óculos que é possível te dar ideia para fazer qualquer tipo de trabalho, criar qualquer tipo de produto e desenvolver qualquer inovação.
E mais, esse óculos está aí com você desde que você é criança, só que você perdeu ou não lembra mais onde está.
“Como assim William, você nem me conhece!”
Não mesmo, mas eu te garanto que você tem esse óculos aí desde que nasceu, você só precisa lembrar dele e colocá-lo.
Deixa eu contextualizar uma coisa, para você entender que óculos é.
Olha ai na sua frente agora. Quantas quinas tem no ambiente que você está?
Quina do celular, quina da porta, quina da junção do teto com a parede, do quadro…
Essas quinas sempre estiveram no ambiente que você está, mas você nunca se atentou a eles e o fato de eu pedir para você procurar isso, fez com que seu olhar enxergasse algo que sempre esteve aí, mas seus interesses não colocaram isso no seu campo de visão.
Esse exercício mostra 2 conceitos muito importantes para você usar esse “óculos” a seu favor.
1º Território – Território é tudo que existe no seu campo de visão. Aquilo que você percebe e o que você não percebe.
2º Filtro – É como o próprio nome diz, ele filtra todas informações do território para apenas as informações que são do seu interesse.
“Nossa William que legal, mas como eu posso desenvolver esse filtro em mim.”
Esse é o “x” da questão, isso já vem instalado em você. TODAS AS PESSOAS DO MUNDO tem esse filtro que impede algumas informações do território chegar até você, e isso acontece porque é humanamente impossível perceber todo território.
Por isso você tem inúmeros filtros que deixam passar ou bloqueiam informações do território.
Por isso existem coisas que você enxerga que ninguém mais enxerga e vice versa.
E é aqui que está o óculos que te possibilita ter ideias para fazer qualquer tipo de trabalho, criar qualquer tipo de produto e desenvolver qualquer inovação.
Esse óculos é a ampliação dos filtros, ou seja, das coisas que você enxerga no território.
E porque eu estou dizendo óculos e não filtro? Porque os filtros que você já tem fazem você enxergar o mundo do jeito que faz sentido para você, e esses óculos são para você enxergar o mundo como o seu cliente.
Esses óculos, são os óculos de quem você está atendendo, seja uma pessoa, uma empresa ou criando uma nova ideia.
Usar o óculos do cliente é fazer do jeito dele, da maneira que ele enxerga o mundo o território.
Quando você usa os óculos do seu cliente a sensação que ele tem quando é que você entende ele nas necessidades dele.
“Ok, entendi. Mas como eu vou desenvolver esse óculos que é do cliente?”
Simples, mas PODEROSO.
Experimente ir aonde seu cliente vai, nas lojas que ele frequenta, nos restaurantes que ele leva a família, os filmes que ele assiste, as redes sociais que ele acessa e quem ele segue nessas redes sociais.
Tudo isso vai desenvolver em você filtros que vão fazer você entender a mente do seu cliente, não pela sua perspectiva de mundo, mas pela perspectiva do seu cliente.
Isso faz uma idéia, uma proposta ou um projeto, parecer feito sob medida para o cliente, não porque você é igual a ele, mas porque você aprendeu a usar o óculos dele para atendê-lo, aprendeu a solucionar os problemas que você enxerga através da visão de mundo dele.
William Cury
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