Jogos eletrônicos: quais efeitos eles podem causar nos jovens?
Os jogos eletrônicos evoluíram muito nos últimos anos, tendo não só jovens como usuários, mas também adultos e crianças. Os jogos eletrônicos hoje são mais uma forma de se divertir e passar o tempo. Porém, eles também pode ser um problema para os usuários, com o uso exagerado e com jogos violentos.
Os jovens, que não sabem desfrutar de maneira correta o uso dos jogos virtuais, podem vir a ter uma série de problemas tanto como psicológico como também na saúde. Com isso, a uma grande parte dos usuários de jogos eletrônicos violentos que tende a ser mais violento com outras pessoas ao seu redor.
Em diversos momentos, é possível constatar o uso abusivo dos jogos podendo indicar algum distúrbio. Não são raros os casos de pessoas que, independente da idade, acabam utilizando os games como válvula de escape de seus problemas. A repetição desse comportamento pode tornar-se um vício e consequentemente levar à diversos outros problemas relacionados. De maneira geral, é possível verificar primeiramente o isolamento social, em uma segunda instancia, pode desencadear problemas psico-sociais como ansiedade e síndrome do pânico ou também alterações excessivas no peso.
Entre os problemas físicos que podem ser causados pela prática descompensada dos jogos eletrônicos estão a falta de concentração, obesidade, síndrome do olho seco, problemas de audição e postura inadequada. Especialistas alertam que os primeiros sintomas do exagero são dores nas articulações e na cabeça, má postura, alterações no sono e estresse.
Cuidar da sua saúde mental enquanto joga deve ser uma prioridade
Independentemente de qual seja a sua relação com os videogames, é sempre importante priorizar a saúde mental em todos os aspectos da vida, inclusive nos jogos.
Portanto, esteja atento a como você se sente antes, durante e depois de jogar videogames.
Além disso, é importante fazer pausas nos jogos, praticar exercícios físicos, sair, conversar com amigos ou familiares e praticar outras formas de autocuidado.
Se o jogo estiver sendo usado como um meio de fuga, excessivo em duração e frequência, contribuindo para consequências negativas em sua vida, ou se o jogo estiver levando ao aumento dos sintomas de saúde mental ou dependência, convém reavaliar seu relacionamento com o jogo ou falar com um profissional de saúde mental
Algumas sugestões para proteger sua saúde mental enquanto continua a jogar
Fazer pausas regulares nos jogos.
Envolver-se em outras atividades não relacionadas a jogos que você goste.
Autocuidado, como nutrição adequada, exercícios e sair de casa.
Envolver-se com um sistema de apoio social pessoal de amigos e familiares.
Encontrar maneiras saudáveis de lidar com problemas de saúde mental ou problemas da vida, como meditação, registro no diário, tocar música ou conversar com um ente querido ou profissional de saúde mental.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) classifica o excesso de jogos como uma enfermidade psicológica conhecida como Transtorno de Jogo pela Internet (TJI).