Hoje quero falar um pouco sobre procrastinação.
Há dias que parece que não temos ânimo para realizar nossas obrigações diárias. Vamos deixando para depois as coisas, dizendo para nós mesmos: depois eu faço, daqui a pouco eu começo… e vamos arrastando as coisas, as obrigações, às vezes deixando de cumprir prazos importantes.
Mas, porquê procrastinamos, então?
Primeiro vamos entender o significado de procrastinar. Procrastinar significa adiar, postergar, deixar para depois uma atividade que temos que fazer.
Muitas são as razões que podem nos levar a procrastinar:
– pode ser um trabalho que não gostamos de fazer,
– uma tarefa que não nos julguemos capacitados para realizar
– medo de falhar e ser criticado ou
– decepcionar os outros e assim perder a auto-estima
Enfim, é uma forma de lidar com as emoções ligadas a nossa percepção de nossas capacidades e conhecimentos sobre a atividade em questão. É, por um tempo, a dor de nos percebermos incapazes de realizar algo, de decepcionar os outros ou a si mesmo, medo de perder a auto estima.
Se este for o caso para você, busque entender o que o(a) está levando a procrastinar e procure então uma forma de resolver essa questão, esclarecendo para você onde está a sua dificuldade e buscando trabalhar para eliminá-la.
Se for por falta de conhecimento, busque onde ou quem possa auxiliá-lo(a) a adquirir esse conhecimento que lhe falta.
Se for por insegurança, medo ou ansiedade um psicólogo poderá trabalhar com você esses sentimentos ajudando para que se sinta mais seguro.
Cecilia Telles
**O conteúdo e informação publicado é responsabilidade exclusiva do colunista e não expressa necessariamente a opinião deste site.
Imagem: Pinterest