Todos que me conhecem já sabem que eu amo animais, por isso, há 6 anos tomei a decisão de me tornar vegetariana, mas minha dieta na verdade é denominada ovolactovegetariana, por que eu ainda consumo produtos que contém ovos e derivados do leite.
Os veganos, no entanto, não consomem nenhum produto de origem animal.
Então, você pode se perguntar, porque ela fala tanto em veganismo se não é vegana?
Ok, vou explicar. Estou num processo transitório, a caminho de me tornar uma adepta. Estou passando por um processo que não é tão simples como se poderia imaginar, porque o Brasil ainda não oferece muitas alternativas para quem toma essa decisão, diferente dos EUA, por exemplo, que está muita à nossa frente.
O veganismo é uma filosofia e não deve ser confundido com vegetarianismo, que é uma dieta. O veganismo é um “movimento”, um conjunto de práticas que têm a ver com questões éticas e luta pelos direitos dos animais não humanos.
Os veganos são contra qualquer tipo de exploração dos animais e além de adotarem uma dieta estritamente vegetariana (sem carnes e derivados, frutos do mar, ovos, ovas, mel, gelatina, cartilagens, leite e qualquer derivado do leite), também não usam roupas (de couro, seda, lã), cosméticos, joias e materiais de higiene e limpeza que tenham ingredientes de origem animal, ou que tenham sido testadas nos mesmos.
Veganos são contra o uso de animais para entretenimento em circos, rodeios, vaquejadas e touradas e boicotam zoológicos, além de não praticarem nenhum tipo de caça ou pesca. Condenam também o uso de animais para o trabalho, o confinamento e a vivissecção (dissecção de animais vivos para estudo de anatomia – comumente feito em rãs nas escolas).
Muito bem, você deve estar se perguntando. – É possível viver assim? Sim, eu afirmo que é. Estou caminhando mais lentamente com relação à dieta do que às outras práticas, posso viver perfeitamente e muito mais feliz sem explorar ou causar qualquer crueldade contra os animais.
Bem, esse assunto além de fascinante é também polêmico e tem causado grandes discussões principalmente com relação à saúde.
Nos próximos posts vou trazer maiores informações e números da comunidade científica que falam sobre os benefícios do veganismo para a saúde humana e de todo o planeta.