Com o encerramento do ano é chegada a celebração natalina e apesar de ser uma data sobretudo festiva, muitas vezes é também uma fonte de desgaste emocional para muitas pessoas. Nesse sentido, alguns cuidados se fazem importante de serem colocados em prática neste Natal:
1 – Identifique sua principal fonte de estresse no Natal: reflita consigo mesmo e busque constatar o que comumente te incomoda nesta época do ano.
2 – Respeite sua fonte de estresse: identificados os motivos que te incomodam nesse período, reflita e sobretudo aceite a existência deles. Identificar e aceitar a existência de um problema é o primeiro passo na busca de sua solução.
3 – Comemore o Natal de acordo com suas possibilidades: adeque suas celebrações à sua realidade financeira e não se preocupe em atender à nenhuma exigência natalina.
4 – Evite comprar presentes caros para impressionar: novamente não fuja da sua realidade. Impressione as pessoas sobretudo com sua companhia e com seu afeto. Torne a sua presença o presente mais valioso!
5 – Seja humilde: para qualquer época do ano essa atitude nobre nos torna mais humanos e felizes.
6 – Perdoe e liberte-se: perdoar a si e aos outros e sobretudo se livrar de mágoas deixará seu Natal e sua vida mais leves.
7 – Seja bem humorado ao lembrar do passado: dose suas recordações aos bons momentos e encare as dificuldades passadas como aprendizado.
8 – Se possível, passe o Natal com as pessoas que você ama: ter por perto quem nos preenche de paz e alegria torna qualquer momento mais agradável.
9 – Evite o isolamento: se não for possível passar em família, procure amigos ou ainda participe de natais solidários – o importante é não se isolar!
10 – Coma e beba com moderação: evite excessos, ao saciar-se respeite seu corpo. Isto também é amor próprio.
11 – Lembre-se da solenidade: lembre-se dos reais valores pelos quais você está celebrando essa data.
12 – Seja grato: acima de tudo, agradeça!
Feliz Natal e um Próspero Ano Novo!!!
Respostas de 2
Excelentes dicas e que fazem toda a diferença quando o assunto é evitar o stress.
Ser bem humorado ao lembrar do passado. Geralmente quando estamos entre família e amigos, o passado sempre vem a tona, mas a dica é: Relembrar o passado com bom humor,assuntos como: Tempo bom que não volta mais, que nos fazem rir e brincar. Outra dica da Dra. Aparecida é ser humilde e perdoar, fazem toda a diferença.
Muito bom, Aparecida Miranda. O que mais me estressa no Natal é o trânsito. Evito sair nessa época. Tenho um Natal simples e peço a Jesus perdão por meus erros, afasto me de quem me faz mal, e renovo meus planos p o ano vindouro.