Aparecida Miranda: Processo de aprendizado

aprendizagem

Podemos dizer que o aprendizado é um processo contínuo, incessante, que nos acompanha durante toda a vida, desde o nascimento até a morte. A sala de aula pode ser citada como um ambiente rico em possibilidades de observação e identificação das emoções das crianças, mas aprender fazendo é o princípio que rege os primeiros anos de nossas vidas, quando aprendemos a engatinhar, a andar, a ganhar domínio sobre os signos e a desenvolver a linguagem. Embora o aprendizado jamais tenha fim, as bases do saber são lançadas em grande parte já na infância.

A escola proporciona oportunidades de transformações na vida do ser humano que propiciam a socialização de novos conhecimentos que lhe permitirão desfrutar de uma vida mais plena e digna. O trabalho do magistério é extremamente importante e envolvente, uma vez que contribui para que diversas pessoas comecem a enxergar o mundo com mais clareza. É importante haver uma constante capacitação para que se entendam comportamentos e atitudes dos alunos, descobrindo estratégias para motivá-los a obter prazer na descoberta de novos ensinamentos.

Todo indivíduo que não detenha distúrbios neurológicos ou neuropsicológicos, quando exposto às situações motivadoras de ensino, é capaz de aprender e avançar em relação a seus padrões anteriores de desempenho e aprendizagem. Padrões de aprendizagens cognitivas pela escola podem ocorrer com maior ou menor grau de intensidade em função das características e estimulações desenvolvidas dentro dos ambientes sociais de onde seus alunos provêm e, neste momento, deve-se mencionar a participação da família e professores que deveriam incentivar os primeiros estímulos. Respeitar a singularidade dos alunos é um dever do educador, cada aluno apresenta ritmos e estilos diferentes para realizar suas atividades, seja ela andar, falar, brincar, comer com autonomia, ler, escrever, relacionar-se, analisar, interpretar… Portanto, antes de rotular um aluno, é fundamental avaliar o papel de todos os envolvidos no seu processo de aprendizado.

Veja Também  Luciane Trofino: Dengue

Gostaria de sugerir algum tema? Ficou com alguma dúvida? Escreva para aparecidamirandapsicologa@gmail.com

Até a próxima semana, com mais temas importantes!

Loading

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Compartilhe esta notícia

Mais postagens