Aparecida Miranda: Superproteção dos filhos

Os pais querem sempre que seus filhos sejam bem sucedidos profissionalmente e felizes, e fazem de tudo para que isso aconteça, sem medir esforços. Muitas vezes, tentam proteger seus filhos da dor, da frustração, suas intenções são sempre as melhores, mas será que os pais estão preparando seus filhos para lidarem com as dores e os desafios da vida?

Sabemos que a superproteção pode trazer problemas graves, principalmente na adolescência e na vida adulta. Por isso, gostaria de deixar a minha simples contribuição aqui e dizer aos pais: libertem-se da superproteção e preparem seu filho para a vida adulta. Ensine-o a ser grato, estimule-o desde cedo a ser independente, eduque seu filho para a vida, eduque-o para ser feliz, ser feliz todos os dias e com coisas simples. É importante que a criança aprenda que a felicidade está na jornada, nas coisas simples, nas pequenas conquistas do dia a dia. Ainda criança, apresente o “não” ao seu filho e explique o motivo, lembre-se de colocar limites e que, dar tudo ao pequeno é contribuir para o seu fracasso na vida adulta, um indivíduo feliz é aquele que tem um propósito de vida, que enfrenta os desafios de sua jornada com sabedoria.

O processo de amadurecimento dos filhos é doloroso para os pais também, mas é necessário dar espaço aos pequenos para que eles possam aprender com os obstáculos, sei que os nossos pais gostariam de nos proteger durante a vida toda, mas isto não é possível, pois a vida exige mais de nós todos os dias. Por isso, estimule o seu filho a desenvolver suas habilidades e competências, será um presente para a eternidade. 

Gostaria de sugerir algum tema? Ficou com alguma dúvida? Escreva para aparecidamirandapsicologa@gmail.com

Veja Também  Luiz Pedro: Odontologia X Esporte

Até a próxima semana, com mais temas importantes para vocês!

Loading

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Compartilhe esta notícia

Mais postagens