Aparecida Miranda: Timidez

A timidez afeta a vida de muitas pessoas, considerada uma das mais dolorosas condições com a qual um indivíduo pode viver. Observa-se que os tímidos muitas vezes não buscam ajuda por medo ou dificuldade de expressar o que verdadeiramente está sentindo. Uma pessoa tímida pode ter uma vida inteira prejudicada se não procurar ajuda profissional para romper os padrões autodestrutivos da timidez.

Na timidez, o indivíduo tem um olhar crítico de si e dos outros, os tímidos têm uma auto-imagem crítica, sentindo-se sempre inferiores, com interpretações equivocadas, distorcidas dos que os outros estão pensando, muitos concentram sua energia nos seus pontos fracos e ignoram seus pontes fortes e, ao fazer isso, ficam mais suscetíveis ao fracasso. 

Na terapia é possível explorar o problema e começar o processo de cura, identificar como a timidez começou é o início do processo terapêutico. Esse processo pode levar tempo e exige esforço, mas não se esqueça, o processo de cura te levará ao caminho da libertação para que você possa ser a pessoa que você sempre desejou, então, nada de desistir durante a sua jornada de autoconhecimento.

Pare por um minuto e reflita, estamos na escola da vida! Sim, estamos em uma jornada pela vida na qual aprendemos e erramos todos os dias, a vida é crescimento, superação, aprendizado. Superar o estado emocional prejudicial da timidez pode ser uma grande conquista em sua jornada, uma conquista que pode dar um novo significado ao seu viver. É fundamental recuperar a autoestima, a confiança aprendendo a gostar de si e reconhecendo que os outras pessoas também gostam de você. Concentre-se nas pessoas que têm esse sentimento em relação a você e tente estabelecer o motivo, as qualidades que você possui que elas apreciam. 

Veja Também  Luiz Pedro: Cuidado com os implantes

 

Gostaria de sugerir algum tema? Ficou com alguma dúvida? Escreva para aparecidamirandapsicologa@gmail.com

Até a próxima semana, com mais temas interessantes! Espero vocês, queridos leitores! Um abraço.

Loading

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Compartilhe esta notícia

Mais postagens