O verão chegou, a época do ano mais esperada para curtir uma praia, piscina, mas também chega o edema, as comilanças de final de ano e quem paga o preço é o nosso corpo. Ficamos com aquela sensação de inchaço, dor nas pernas e nada melhor para aliviar esses sintomas é a drenagem linfática.
A Drenagem Linfática Manual é uma técnica muito conhecida no meio estético e clínico, essa técnica de massagem é composta por manobras suaves, lentas e rítmicas, sempre realizada de proximal para distal, feita com as mãos, obedecendo ao trajeto do sistema linfático superficial.
Essa massagem tem como objetivo a redução de edemas, fibro edema gelóide (celulite) e como tratamento para alguns distúrbios do sistema linfático, que podem ser de causas pós-traumáticas, pós-operatórias, de distúrbios circulatórios venosos e linfáticos, entre outras. Além desses objetivos a drenagem linfática traz benefícios ótimos para nossa saúde:
- Desintoxica o organismo;
- Elimina líquidos acumulados no organismo;
- Ativa o sistema imunológico;
- Alivia hematomas e edemas pós cirurgias plásticas;
- Alivia o estresse.
A drenagem linfática pode ser realizada semanalmente de 2 a 3 vezes por semana, em dias alternados, a duração da sessão é de 50 minutos. Pode ser utilizado cremes com princípios ativos que estimulam a circulação superficial, com o objetivo de otimizar o tratamento.
Profissionais aptos para realizar essa massagem são os massoterapeutas, fisioterapeutas e esteticistas, e uma dica muito importante para quem vai começar a utilizar dessa técnica maravilhosa é que a drenagem linfática não gera dor nem hematomas. Sempre procure um profissional especializado.