Já vi inúmeras vezes alunos que entram na academia e durante as festas de confraternização começar a trocar as latas de cerveja pelo suco. Ou quando você tem um amigo que sempre sai contigo para tomar uma cervejinha e da noite para o dia ele fala “vou dar uma paradinha por um tempo”. Já sabe né? Vai ser alvo de piadas durante um bom tempo…
Mas esse cara está certo ou é um excesso de caretice da parte dele?
Em uma revisão publicada no periódico Nutrition & Metabolism no dia 6 de junho de 2014, foram analisados 106 estudos sobre consumo de álcool e sua relação com alterações hormonais e a hipertrofia.
A literatura já mostra que a ingestão de álcool (etanol) pode prejudicar a liberação de hormônios e seus tecidos alvos, causando consequências médicas.
Existe um decréscimo de 15 a 20% na recuperação muscular pós treino observado em um período até 24h da intoxicação por etanol. Outro ponto a ser observado é o aumento das concentrações de miostatina após 16 semanas de consumo crônico de álcool, lembrando que a miostatina é um fator de crescimento que ativam fatores de transcrição que vão levar a perda da massa muscular.
A relação do etanol com a secreção hormonal é bem evidente. O etanol reduz as concentrações de GH (hormônio do crescimento).
Os estudos também mostraram que não existem diferenças nesses resultados quando comparam adolescentes e adultos.
Então podemos afirmar nesse pequeno texto que SIM, ao ingerir álcool, você está indo na contra mão do seu objetivo para hipertrofiar.
—
PROFESSOR EDSON ANDREOLI
CREF: 073656-G/SP
Dica do Coach Guto
Como matar a fome de forma saudável na rua?
Olá! A dica de hoje é sobre lanches saudáveis e vai te salvar naquele momento quando a forme aperta e você está despreparado.
A maioria das pessoas já passou por situações de ter pico de fome na rua, no trabalho, ou até no aeroporto e não estava preparada com uma alimentação adequada. Por isso acabam comendo qualquer opção para matar a fome, subornando assim a sua dieta.
A dica é sempre ter com você uma opção de lanche saudável, que pode ser desde uma barrinha de proteína até uma sopinha instantânea rica em vitaminas e minerais.
Esses lanches são práticos, você pode levar na bolsa ou na mochila e pode comer em qualquer lugar.
Opte sempre por lanches com porcões de aproximadamente 10g de proteínas e não mais que 130 calorias. Pois contribui para a ingestão da quantidade diária de proteína e reduz os picos de fome durante o dia, sem ingerir muitas calorias.
Para os amantes de doces, existem barrinhas de proteína com sabor de chocolate que ajudam a reduzir o desejo de doce ao longo do dia.
Então a dica é essa, sempre levar com você um lanche saudável para evitar que a fome te pegue desprevenido.
Lembre-se de CONSULTAR SEMPRE SEU NUTRICIONISTA.
Se quiser mais detalhes e ótimas opções de lanches saudáveis clique no meu banner e entre em contato comigo.
Até mais.
Coach Guto