Imagine um carro a gasolina. Esse carro é econômico quando ele percorre grandes distâncias, com um bom desempenho e utilizando menos combustível, correto? Com o corpo humano durante a corrida é a mesma coisa.
Quando falamos que uma estratégia melhorou a economia de corrida isso significa que você percorreu a mesma distância só que com um “esforço metabólico” menor. Quer dizer você correu os mesmos 10km porém gastando menos energia.
Para você que quer melhorar seu resultado em uma prova é fantástico isso, pois você pode começar a pensar em aumentar o seu “pace” (ritmo médio de corrida) podendo gastar a mesma energia de antes, porém em um tempo menor.
Basicamente temos 3 formas de pisar (atacar o solo) durante uma corrida:
- A primeira parte a tocar o chão é o calcanhar.
- O antepé e o calcanhar tocam o chão ao mesmo tempo (vamos chamar aqui de pisada chapada).
- A primeira parte a tocar o chão é o antepé.
Uma pesquisa conduzida no instituto de Biomedicina (Departamento de Educação física e Esportes) da universidade de Leon na Espanha avaliou 20 corredores de longa distância que já tinham o costume de correr utilizando pisando ou com o calcanhar (10 voluntários) ou com a pisada chapada (10 voluntários). Eles compararam os grupos observando o gasto de energia (através do consumo de O2), o comprimento da passada, frequência da passada e o tempo durante as fases aéreas da corrida.
Os resultados mostraram que os atletas que pisaram com os calcanhares tiveram uma maior economia de corrida dos que correram pisando com o pé chapado. O padrão da pisada não influenciou a frequência da passada nem no comprimento (quando comparando os dois grupos na mesma velocidade), porém o grupo que pisava com o calcanhar teve um contato com o solo por um tempo maior e uma fase aérea menor. Esse maior contato com o solo pode ser explicado pelo fato de quando se ataca o solo com o calcanhar, o joelho está mais estendido e necessita de um tempo maior para alcançar a flexão necessária durante a fase de frenagem (a parte onde “aterrissamos” com o pé da fase aérea).
A literatura científica tem vários trabalhos publicados com análises sobre as formas de pisada e resultados muito controversos. Um ponto interessante desse trabalho é que ele analisou a pisada chapada e na maior parte dos casos compara-se a pisada do calcanhar com a pisada do antepé. Uma limitação que observei é que eles poderiam ter incluído um terceiro grupo utilizando a pisada com o antepé, assim tiraríamos a pulga atrás da orelha. Mas o que podemos perceber é que a pisada chapada parece ser a pior forma (menos econômica) para se correr em velocidades submáximas.
—
PROFESSOR EDSON ANDREOLI
CREF: 073656-G/SP
Dica do Coach Guto
Mais hidratação, energia e desempenho.
Olá a dica de hoje é ideal para quem está buscando mais hidratação, energia e desempenho para o seu treino.
Seja qual for o seu treino, de baixa, média ou de alta intensidade é possível aumentar a energia e o desempenho adicionando o suplemento ideal, de forma correta e bem orientada por um profissional.
Existe um suplemento que eu acho fantástico, que pode ser usado antes, durante e após a atividade física.
Ou seja, o uso vai depender do seu objetivo:
1- Antes: Prepare-se para a atividade e comece com energia e pique total
2- Durante: Mantenha seu corpo hidratado, com energia e com os nutrientes ideais. Melhore sua performance!
3- Depois: Recupere-se: reposição de água, sais minerais, energia e nutrientes gastos durante a atividade.
Existe um suplemento foi desenvolvido pelo fabricante em parceria com o jogador de futebol Cristiano Ronaldo, que fornece todos esses benefícios para o seu treino e ainda você pode personalizar o preparo conforme sua atividade física e orientação profissional.
Se quiser saber mais detalhes e onde encontrar esse produto, não deixe de me procurar clicando no meu banner logo aqui ao lado!
Lembre-se de usar os suplementos de forma correta e COM ORIENTAÇÃO DE SEU NUTRICIONISTA.
Até a próxima semana!
Coach Guto