A bicicleta é um meio de transporte cada vez mais relevante nas metrópoles brasileiras. O número de pessoas que optam pela bike para se deslocar vem aumentando de forma significativa nos últimos anos. Além da agilidade e economia, muitos brasileiros optam pela bicicleta por ser uma opção mais saudável. De acordo com a Pesquisa Nacional sobre o Perfil do Ciclista Brasileiro, realizada em 2015, 24% dos praticantes escolheram o meio de transporte para melhorar a saúde. O uso da bike contribui bastante para o aumento de força e resistência de quem pratica, além também de promover ganhos na capacidade aeróbica, trabalhando, ainda, as funções cardiopulmonares. A atividade melhora, inclusive, a pressão arterial e ajuda a combater a obesidade.
Deixando a saúde de lado e pensando no bolso, com a recente alta dos preços dos combustíveis, andar por aí de carro está cada vez mais caro. Além destes gastos, o motorista ainda tem que se preocupar com seguro, IPVA, estacionamento… E ainda tem o tempo perdido nos congestionamentos, e nos dias de hoje, tempo é dinheiro, né?
E como economizar, então? Usando a bicicleta como meio de transporte! Um estudo da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) constatou que ir de bicicleta ao trabalho custa cerca de 17 centavos por quilômetro. De carro, esse valor chega a mais de 2 reais por quilômetro rodado.
Segundo o estudo divulgado em 2016, quem adotar a bicicleta como meio de transporte pode economizar cerca de R$ 5.700 por ano em relação à manutenção de um automóvel.
As grandes cidades têm estruturado suas vias com faixas exclusivas para bicicletas, minimizando assim os riscos de acidentes e incentivando cada vez mais a prática, além disso, algumas empresas disponibilizam bicicletas em pontos espalhados da cidade sem custo algum ou com valores bem acessíveis (aproximadamente R$5,00 por hora).
Então escolha a sua bike, cuide da sua saúde, gaste menos e BOA PEDALADA!