Esse pode ser sinal de fome, mas também somente uma VONTADE DE COMER.
Existem diversas causas para isso, o cansaço, o nível de estresse e a ansiedade são alguns fatores que podem te deixar com vontade de beliscar alguma coisa o dia todo.
Então preste atenção nos sinais do seu corpo: se a sua barriga realmente está vazia, roncando, doendo, ou com dor de cabeça, isso é realmente fome e você precisa se alimentar, mas se você quer somente beliscar algo mas não sabe o que, então essa dúvida do que comer é a VONTADE DE COMER.
E, caso você tenha acabado de comer e mesmo assim ainda sente fome, pode ser também o tipo de alimento que está consumindo, os alimentos que apresentam carboidratos simples que são os brancos, massas brancas, arroz branco ou doces, são absorvido rapidamente pelo nosso organismo e por isso rapidamente você sente fome.
Prefira alimentos integrais que são ricos em fibras como os pães, torradas e arroz integrais, acrescente flocos de aveia, de amaranto, quinoa, sementes chia, linhaça, que serão fibras a mais.
Outra dica é mastigar muito bem a comida e levar pouco alimento até a boca para que a informação que você está se alimentando chegue até o cérebro e assim, libere hormônios da saciedade.
Para não pensar tanto em comida uma boa opção é fazer atividades que te agradem e relaxem como praticar atividade física, ler um livro, ver uma série, e assim se distrair de outras formas diminuindo o estresse e pensando menos em comida.
Mesmo com essas rápidas dicas, recomendo que procure um nutricionista para lhe ajudar com mais orientações e montar um cardápio que seja direcionado para as suas necessidades.
Mesmo adicionando os alimentos aqui citados, um nutricionista irá lhe orientar qual a quantidade correta e em qual momento do seu dia deverá adicionar esses alimentos.
—
PROFESSOR EDSON ANDREOLI
CREF: 073656-G/SP