Muitas pessoas me questionam sobre os cuidados básicos e diários da pele e quando eles devem ser iniciados. Essa é uma pergunta muito difícil de responder, pois cada pele tem suas características únicas e infelizmente nada do que posso escrever substitui a criteriosa avaliação médica ao vivo. Mas uma coisa posso afirmar para vocês: esses cuidados devem ser iniciados agora!
A pele é o maior órgão do nosso corpo em extensão (em volume, esse órgão é o fígado) e como um grande jardim cada porção precisa de um cuidado específico. Hoje vou falar dos cuidados com a pele do rosto, que é o local com maior foco na maioria dos tratamentos e pela maioria dos pacientes.
O cuidado com seu rosto começa logo ao acordar. É indispensável realizar uma limpeza correta da pele com sabonetes específicos para essa área do rosto. O Cleanser da Usk tem sido uma opção interessante para grande parte dos pacientes, ele oferece uma limpeza que retira a oleosidade sem ressecar a pele. Claro, peles mais oleosas precisam de produtos mais agressivos, como o Actine Sabonete ou o Effaclar Concentrado. A frequência correta de lavagem da pele é de duas vezes ao dia. Dificilmente é necessário lavar o rosto mais do que essa quantidade, correndo-se o risco de piorar a oleosidade por excesso de limpeza, o que chamamos de oleosidade rebote.
Em seguida é importantíssimo o uso do protetor solar. Felizmente hoje encontramos várias opções interessantes e sem aquele desagradável “cheiro de praia”. Para as peles oleosas, tenho gostado muito do Eucerin Oil Control, mas para as peles maduras é mais interessante a versão matificante da mesma marca. Muito importante lembrar que é necessário reaplicar o protetor solar, principalmente durante o verão e se você tem grande exposição solar.
A noite temos um segundo turno de cuidados da pele. Para as mulheres, muitas vezes antes de lavar o rosto é necessária a retirada da maquiagem com o uso de algum demaquilante. As soluções micelares são grandes aliadas nessa tarefa. Sua composição com uma pequena porção lipídica possibilitam a limpeza da pele e retirada das impurezas. Àquelas que fazem uso diário de maquiagem, principalmente de bases com excelente fixação e/ou em grande quantidade, precisam passar mais de uma vez a solução micelar no rosto. Tenho visto muitas pacientes muito satisfeitas com a solução da Usk e costumo indicá-la no consultório. Há a versão para peles oleosas, o Balance Toner, e para peles maduras, o Hydra Calm Toner.
Antes de dormir já podemos usar um hidratante com efeito rejuvenescedor. Os pacientes com pele oleosa se beneficiam muito com o Blemish + Age Defense da SkinCeuticals que controla a oleosidade, hidrata e diminui os poros.
Para os de pele madura, hidratantes com ácido hialurônico e vitamina C são mais indicados, como o Hydra Acids e a Super C Restorative Cream, respectivamente, ambos da Underskin.
Esses tratamentos são o pacote básico para cuidado da pele em casa. Claro que em determinadas fases da vida, como na adolescência, na menopausa ou ainda próximo a grandes eventos, devem ser adicionados outras linhas de tratamento, tanto tópicos quanto de procedimentos em consultório.
Ao longo das semanas, irei pincelar os cuidados com as queixas que mais vejo no consultório e quero aproveitar para tirar algumas dúvidas de vocês. Me enviem perguntas e sugestões nas minhas redes sociais (@dr.ivanrollemberg) no Instagram) ou através do meu aplicativo Dr Rollemberg.
Até breve!