Doutora, pelo amor de Deus, preciso de um encaixe! Só quem já teve candidíase entende o desespero dessa frase, que eu tanto escuto. A mulher com candidíase tem um prurido na região vulvar intenso, além de ardência e um corrimento branco com grumos, que lembra nata de leita. A cândida é um fungo que faz parte da flora vaginal, porém quando em desequilíbrio, podemos desenvolver a candidíase. Infelizmente tem mulheres que sofrem com a candidíase de repetição, ou seja, apresentam esse quadro quatro vezes ou mais em um ano. Se você sempre precisa tratar candidíase é bom ficar alerta em alguns hábitos de vida.
Você sabia que o estresse, ansiedade, noites mal dormidas e maus hábitos alimentares favorecem essa infecção? De modo que não adianta somente usar um creme vaginal antifúngico ou tomar um remédio via oral, pois se não melhorarmos a causa desse desequilíbrio na floral existe uma grande chance da candidíase retornar e tornar-se recorrente. Portanto, se você apresenta candidíase com frequência precisa rever sua saúde emocional, suas horas de sono e sua alimentação.
Diminuir a ingestão de farinha branca e doce ajuda a evitar um novo episódio de candidíase. Bem como diminuir a ingestão de bebidas alcoólicas e sucos muito doces. Para diminuir estresse e ansiedade, precisamos de autoconhecimento e de desenvolver a nossa personalidade, para descobrirmos porque estamos assim. Isso conseguimos através da ajuda de um bom psicólogo e de um psiquiatra. Estudos mostram que praticar exercícios físicos regularmente também ajuda no controle da ansiedade e estresse. Mas nesse ponto faço uma ressalva, cuidado com atividades que precisamos usar roupas muito apertadas, o suor na região genital, junto com o calor, pode piorar o quadro da candidíase.
Estamos vivendo em um momento muito delicado, muito estresse, muita ansiedade. Existem recursos que podemos usar para ajudar a manter uma boa qualidade de vida, aplicativos que ajudam a meditar, a dormir e a melhorar nossa alimentação. Precisamos desacelerar um pouco e reconectar com a nossa essência, entender que temos nosso tempo, e que está tudo bem não produzir toda hora, e não ser perfeito em todos os momentos. Hoje meu recado vai um pouco além da saúde ginecológica de vocês. Queria mostrar pra vocês como tudo está interligado, e que se estamos apresentando algo sempre, como a candidíase de repetição, algo está em desequilíbrio na nossa vida. E é nisso que precisamos focar pra voltar nossa vida para o eixo! Todo excesso esconde uma falta. Está apresentando muito desequilíbrio? Pare. Medite. E tente reencontrar o caminho. Espero que esse texto faça sentido para você que leu até aqui e te ajude! Estamos juntas nessa aventura que é viver, e quem nunca surtou nesse mundo louco, vem ensinar pra gente como é que faz!