Luciane Trofino: Dengue

dengue

A dengue é uma doença causada por um vírus transmitido pela picada da fêmea do Aedes aegypti. Existem quatro diferentes sorotipos desse vírus: 1,2,3 e 4 . É um mosquito de hábitos diurnos o qual se multiplica em depósitos de água parada acumulada nos quintais e dentro das residências.

Nas crianças, o sintoma inicial é a febre alta acompanhada apatia, irritabilidade,sonolência, recusa da alimentação, vômitos e diarreias. O exantema pode estar presente ou não.

Nos adultos, a primeira manifestação é a febre alta (39ºC a 40ºC), de início súbito com  dor de cabeça, prostração, dores musculares, nas juntas, atrás dos olhos, vermelhidão no corpo e por vezes coceira. Anorexia, náuseas, vômitos, diarreia não volumosa podem estar presentes. 

Normalmente de três a sete dias, a temperatura começa a cair e os sintomas geralmente regridem. Porém, pode persistir um quadro de prostração e fraqueza durante algumas semanas.

Sinais de complicações da doença:

sangramento nasal, gengival, vaginal, rompimento dos vasos superficiais da pele (petéquias e hematomas),sintomas cardiorrespiratórios, insuficiência hepática, hemorragia digestiva, derrame pleural. 

Dengue x Zika

O diagnóstico de certeza da dengue é laboratorial. Pode ser obtido por isolamento direto do vírus no sangue nos 3 a 5 dias iniciais da doença ou por exames de sangue para detectar anticorpos contra o vírus (testes sorológicos). Outro exame é a prova do laço feito na suspeita de dengue, porque avalia a fragilidade capilar e pode refletir a queda do número de plaquetas.

A vacina para  dengue está disponível apenas na rede privada, e só é indicada para quem já teve contato com a doença!

Os sintomas da dengue são semelhantes aos da Zika, mas normalmente são mais intensos e duram cerca de 7 a 15 dias, enquanto a Zika costuma desaparecer em uma semana.

Veja Também  Fitness: Vamos falar sobre o CORE?

Consulte o médico de sua confiança sempre!

Até o próximo sábado!

Loading

Respostas de 4

  1. Parabens dra pelo esclarecimento, situação preocupante que estamos vivendo. Estar atento aos sintomas é muito importante.Abraços.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Compartilhe esta notícia

Mais postagens