Luiz Pedro: As glândulas salivares

glândulas salivares

Olá amigo(a) do Criando Sorrisos, mais uma semana e a vida segue em frente. Seguindo nosso bate papo sobre odontologia, hoje o assunto são as glândulas salivares.

Essas estruturas anexas ao sistema digestório, localizam-se em torno e no interior da cavidade bucal, produzem e secretam a saliva.

Os três pares mais importantes e maiores: parótidas, sublinguais e submaxilares, são responsáveis por maior produção da saliva com presença de enzimas que contribuem para digestão química dos alimentos (amilase).

Parótidas, as maiores, compostas apenas por células serosas, produzem aproximadamente 30% da saliva, rica em amilase, além de secretar IgA (imunoglobulina) que atua na cavidade oral como defesa imunológica, a agentes que podem nos causar doenças.

Submandibulares, formadas tanto por células mucosas e serosas, produzem aproximadamente 60% da saliva, constituída também por amilase (em baixa quantidade), e mucina (glicoproteínas que proporcionam viscosidade à saliva), além da lisozima que é capaz de destruir a parede de algumas bactérias por um processo chamado hidrólise.

Sublinguais, também formadas por células serosas e mucosas (predominantes) produzem aproximadamente 5% da saliva de constituição mucosa, rica em mucina, e também secretam lisozima.

Existem várias glândulas salivares minúsculas (em torno de 600 mil) dispersas por toda cavidade oral e parte inferior da laringe, a maior concentração é no palato (céu da boca). A saliva produzida por elas tem grande quantidade de mucoproteínas e alta concentração de IgA, por terem um contato íntimo com superfícies mucosas e os dentes, contribuem muito para o mecanismo protetor da saliva.

Várias patologias, medicações e fatores extrínsecos (externos) podem afetar o funcionamento dessas glândulas, diminuindo a quantidade da sua produção (xerostomia), ou aumentando (sialorreia).

Um exemplo é quando vemos, ou sentimos o cheiro do alimento, nossas glândulas aumentam a produção “enche a boca de água”.

Veja Também  Rodrigo Donati: A Raiva está de volta

A saliva é extremamente importante tanto para nossa saúde bucal quanto para nossa digestão, conversaremos sobre ela em breve.

Não esqueça de curtir e compartilhar com seus amigos e familiares !!

Vamos em frente, boa semana.

#3fs

 

Acesse e conheça mais o Dr Luiz : http://luizcarlospedro.kpages.online/

Loading

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Compartilhe esta notícia

Mais postagens