Olá amigos do Portal do Andreoli, como foram de semana? Semana importante para o futuro do Brasil, eleições, hora de renovar a esperança de um país melhor para todos nós.
Considerada um dos maiores problemas de saúde pública da atualidade, a obesidade acomete mais de 1,9 bilhão de pessoas acima de 18 anos (OMS). No brasil, 56,9% da população sofre com esse problema (IBGE).
A ingestão excessiva de alimentos, falta de atividade física, tendência genética e problemas hormonais estão entre as principais causas que levam a esse quadro.
O indivíduo acima do peso, está exposto a fatores de risco para o desenvolvimento de doenças associadas à obesidade, tais como diabetes tipo 2, apneia do sono, alguns tipos de câncer, infertilidade e transtornos psicossociais.
O tratamento clínico é a alternativa inicial para redução do peso. O objetivo é conscientizar o paciente para uma dieta balanceada, atividade física e uso de medicamentos. Nos casos em que os procedimentos clínicos não são bem-sucedidos, pode haver a indicação da cirurgia bariátrica.
Em meio a este cenário, o cirurgião dentista tem uma participação essencial no atendimento feito pela equipe multidisciplinar.
Existe uma relação direta entre a nutrição e a saúde bucal. O consumo excessivo de alimentos ricos em açúcares e carboidratos, associados a má higienização da boca, contribuem tanto para o aumento de peso, quanto para o surgimento de cáries e doença periodontal.
Pessoas obesas liberam em excesso citocinas pró-inflamatórias pelo tecido adiposo, que ao chegarem através da corrente sanguínea aos tecidos periodontais (responsáveis pela fixação do dente ao osso) causam a gengivite e a periodontite. Também é comumente observada a diminuição no volume do fluxo salivar, provocando halitose e dificuldade mastigatória.
As visitas ao dentista devem ser muito mais frequentes, quando no tratamento for optado para a cirurgia bariátrica. A má absorção de nutrientes como ferro, vitamina B12, cálcio e vitamina D causam mudanças fisiológicas relevantes.
Há muitos relatos de desordens digestivas como vômitos e refluxo gástrico, que podem resultar em lesões na mucosa e erosão dentária.
Comer sem dúvida é um dos prazeres da vida! Quem não gosta de saborear aquele prato preferido junto aos amigos e a família? O importante é saber viver com moderação, lazer, fazer por algumas horas na semana aquilo que realmente nos move, isso mantem a nossa bateria cheia para enfrentar o dia a dia.
Um grande abraço a todos, semana que vem tem mais e vamos em frente !
#3fs
*Fonte : Revista CROSP
Acesse e conheça mais o Dr Luiz : http://luizcarlospedro.kpages.online/